Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2001 - 19h32

Conheça os personagens de "As Filhas da Mãe"

Publicidade

da Folha Online

Estréia na próxima segunda-feira a nova novela das sete da Globo. De autoria de Sílvio de Abreu, "A Incrível Batalha das Filhas da Mãe no Jardim do Éden", ou simplemente "As Filhas da Mãe", tem direção de Jorge Fernando.

A trama, que marca o reencontro do autor com o diretor depois de seis anos, gira em torno de Tatiana (Andréa Beltrão), Alessandra (Bete Coelho) e Ramona (Claudia Raia), filhas de Lulu de Luxemburg (Fernanda Montenegro), que brigam entre si pelo resort Jardim do Éden, que o pai, Fausto Cavalcante (Francisco Cuoco), deixou ao dar um imenso golpe na praça e em seus dois sócios, Arthur Brandão (Raul Cortez) e Manolo Gutierrez (Tony Ramos).

Conheça alguns dos personagens da novela:

Lulu de Luxembourg (Fernanda Montenegro)- Lulu de Luxemburgo ou Lulu de Luxembourg, como é conhecida no exterior, nasceu Lucinda Maria Barbosa, carioca da Tijuca. Casou-se com Fausto Cavalcante (Francisco Cuoco) e apesar de viver um casamento infeliz, teve três filhos - duas meninas e um menino -, mas que foi obrigada a abandoná-los por causa de uma cilada armada por Fausto, seu marido chantagista e ciumento. Obrigada a se exilar na Europa, Lulu refez sua vida em Paris e acabou consagrada em Hollywood, onde se transformou em uma famosa e premiada diretora de arte, merecedora de oito Oscars. Quando toma conhecimento do golpe financeiro dado por Fausto no Brasil e de seu desaparecimento do país, resolve voltar e reencontrar o filho, as filhas e reconstruir a vida abandonada há trinta anos.

Fausto Cavalcante (Francisco Cuoco)- Sério, discreto em sua elegância e sempre amável com todos. Assim parecia ser Fausto Cavalcante: um homem muito rico, poderoso e sem máculas em seu currículo. Aproveitando-se desta imagem, conseguiu armar uma cilada para sua mulher, Lucinda (Fernanda Montenegro), obrigando-a a abandonar os filhos, sumir do Brasil e aceitar até ser dada como morta por todos. Mas a imprensa, que sempre o enalteceu, acabou por revelar que o empresário era também um enorme vigarista. Noticiou o imenso golpe dado pelo empresário na Previdência Social, no Imposto de Renda e em seus dois sócios, Arthur Brandão (Raul Cortez) e Manolo Gutierrez (Tony Ramos) no resort Jardim do Éden. Depois de seu desaparecimento, a imprensa não consegue descobrir seu paradeiro.

Ramón/Ramona (Claudia Raia)- É o filho/filha mais velha de Lulu e Fausto. Assim que recebeu, como suas duas irmãs, o dinheiro dado pelo pai, Ramón resolveu viver em Paris, perseguindo seu sonho de infância de ser um estilista. Mais sério e menos arrogante que suas irmãs, Ramón resolveu aprender de verdade a profissão que perseguia. E, assim como Tatiana (Andréa Beltrão) e Alessandra (Bete Coelho), Ramón também soube do desaparecimento do pai no exterior e resolveu voltar ao Brasil. Mas, para assombro das irmãs, no lugar de Ramón veio uma linda mulher: Ramona.

Tatiana Cavalcante (Andréa Beltrão)- É a segunda filha de Lulu de Luxemburg (Fernanda Montenegro) e Fausto Cavalcante (Francisco Cuoco) e seu sonho sempre foi ser diretora de cinema. Depois de gastar todo o dinheiro que o pai adiantou-lhe da herança perseguindo seu sonho, ou melhor, cineastas famosos que nunca nem mesmo repararam que ela existia, conseguiu um emprego como vendedora de pipocas em um cinema de Londres. Quando a notícia do golpe dado pelo próprio pai ocupa as manchetes internacionais, Tatiana decide voltar ao Brasil e tomar conta do que restou da fortuna da família: o resort Jardim do Éden.

Alessandra Cavalcante (Bete Coelho)- É a caçulinha e, da mesma forma que sua irmã sempre quis ser a maior diretora de cinema do mundo, Alessandra sempre desejou se transformar na maior escritora de best sellers que jamais existiu. Aproveita o adiantamento da herança dada por seu pai e decide fixar-se em Roma para adquirir experiência de vida. Em Roma, começou muitos rascunhos, mas não conseguiu escrever um livro sequer. Com o tempo, o dinheiro foi minguando e ela já estava como a irmã, desesperada, quando também soube do desaparecimento do pai. E, para voltar ao Brasil em grande estilo, gasta o que não pode com o único cartão de crédito que ainda não havia sido cancelado. Em sua mente, uma só meta: assumir a presidência do resort Jardim do Éden, exatamente como deseja sua irmã, Tatiana.

Milagros Quintana (Patricia Travassos)- É a secretária-executiva e faz-tudo de Lulu de Luxemburgo (Fernanda Montenegro). Mexicana, foi uma famosa atriz infantil do cinema mexicano. Adolescente, mudou-se para Hollywood, onde não teve a mesma sorte e, muitos anos depois, cansada de tanto "teste de sofá", acabou se conformando com o primeiro emprego decente que apareceu. Tem verdadeira adoração pela patroa que a trata como uma pessoa da família, apesar de detestar a mania de Lulu de só se comunicar em português em casa e de viver corrigindo seu carregado sotaque.

Adriano Araújo (Thiago Lacerda)- Adriano ocupa hoje nas empresas e no coração de Fausto (Francisco Cuoco) o lugar que, por direito, deveria pertencer ao filho e às duas filhas dele. Jovem, bonito, talentoso e muito sedutor, Adriano é filho de pai desconhecido e de uma empregada que morreu na casa de Fausto. Sem nenhum caráter, é capaz de tudo para subir na vida e, principalmente, botar a mão em tudo que Fausto deixou.

Arthur Brandão (Raul Cortez)- Um dos sócios -proprietários do Jardim do Éden, Arthur sempre despertou inveja em Fausto, mesmo sendo seu amigo de infância. Na sua vida de farras, Arthur casou-se várias vezes, separou-se e, hoje, noivo da modelo Valentine Ventura (Lavínia Vlasak), muitos anos mais nova do que ele e por quem se sente realmente apaixonado, pensa em uma vida mais calma e sossegada. Seus filhos Leonardo (Alexandre Borges) e Ricardo (Reynaldo Gianecchini) são seu orgulho. Saíram exatamente como ele sonhou que fossem seus herdeiros: bonitos, elegantes, cultos, inteligentes, charmosos e, principalmente, loucos pelas mulheres.

Leonardo Brandão (Alexandre Borges)- Trabalha com o pai nos negócios da família e deixa as mulheres malucas com seu jeito de criança meio desligada. Tem o imenso orgulho de nunca ter sido rejeitado por nenhuma mulher. Seu método de conquista é infalível: mostra-se desprotegido e à procura de alguém que realmente o entenda e queira ficar com ele para sempre. Só que esse "para sempre" nunca passa de uma noite. Mas o destino está para mudar essa situação e fazer com que Leonardo se apaixone perdidamente por Ramona.

Ricardo Brandão (Reynaldo Gianecchini)- Os atributos físicos e a simpatia de Ricardo fizeram dele um dos mais solicitados modelos do país. E, mesmo sendo um grande namorador, é também um romântico incurável. Sonha encontrar um amor perfeito que não precisa, necessariamente, ter a aparência das mulheres que o rodeiam diariamente. Se sente um pouco cansado da sofisticação e superficialidade do mundo da moda e procura alguma coisa mais simples, mais verdadeira.

Manolo Gutierrez (Tony Ramos)- É um dos sócios proprietários do Jardim do Éden. Cubano de nascimento, conseguiu se tornar dono de um verdadeiro império. Vive com Aurora (Claudia Ohana), uma ex-stripper, que sua avó odeia. Até hoje, o único sonho que não conseguiu realizar foi o de ser campeão de luta livre. Por isso, depositou suas esperanças no filho Diego (Mario Frias) e em seu treinador e amigo Barnabé (Flavio Migliaccio).

Aurora (Claudia Ohana)- Ex-stripper, é a grande paixão de Manolo. Além de sua exuberância natural, Aurora tem um coração de ouro e, muitas vezes, é de uma ingenuidade comovente. Apesar de ser um espetáculo quando se arruma quando abre a boca é um absoluto desastre. Até hoje não aprendeu sequer a falar o próprio nome direito. Sempre fala "Orora" ao invés de Aurora, para constrangimento geral.

Dagmar Cerqueira (Claudia Jimenez)- Mora na casa de Manolo (Tony Ramos), que nunca deixa de ajudar a quem precisa. O que fez para Dagmar é um exemplo disso: na luta por um emprego como atriz, ela se ofereceu para contar algumas piadas e fazer algum número num palco improvisado do Manolo's Bingo. Em busca do sucesso, ela se veste de homem e ganha um importante papel em um sitcom produzido pelas filhas da mãe e é aí que o destino conspira a seu favor e o homem que povoa seus sonhos, Ricardo Brandão (Reynaldo Gianecchini), acaba encontrando nela o grande amor de sua vida.

Rosalva Rocha (Regina Casé)- Mora com seus quatro filhos na mesma rua de Manolo (Tony Ramos) e sua família, na zona leste de São Paulo. A vida de Rosalva, dos três filhos adolescentes Pedro (Pedro Garcia), Joana (Priscila Fantin) e José (Bruno Gagliasso), e de Amada (Ana Beatriz Cisneiros), a caçula, vira de cabeça para baixo logo que eles se mudam para lá. Depois que fica viúva de Edimilson (Edson Celulari), descobre que era traída pelo marido e acaba se envolvendo com Nicolau (Tuca Andrada), primo do marido morto. Ela descobre que é filha bastarda de Fausto Cavalcante (Francisco Cuoco), tendo os mesmos direitos que qualquer uma das filhas da mãe. Só que antes de descobrir tudo isto, cairá nos braços do vilão charmoso, Adriano (Thiago Lacerda), que sabe que Fausto, antes de sumir, deixou em nome de Rosalva uma enorme fortuna depositada em um banco americano.

Edimilson Rocha (Edson Celulari)- Marido de Rosalva (Regina Casé), muda-se para São Paulo junto com a família perseguindo o sonho de enriquecer na capital. É capaz de dobrar a teimosia e a obstinação de Rosalva só com um chamego. Morre no início da trama e deixa Rosalva com quatro filhos e um caderninho de endereços onde ela descobre que de santo Edimilson nada tinha.

Valentine Ventura (Lavínia Vlasak)- Valentina se batizou profissionalmente como Valentine e tem feito uma bela carreira de modelo, por insistência da mãe e do irmão. Está prestes a se casar com o milionário Arthur Brandão (Raul Cortez), um dos sócios-proprietários do resort Jardim do Éden, e tirar o pé da lama. Valentine, porém, é uma moça de bons sentimentos e, ao mesmo tempo em que não consegue contrariar a mãe megera, também não consegue esquecer seu verdadeiro amor, o vilão charmoso Adriano (Thiago Lacerda), com quem se encontra às escondidas.

Webster Pereira (Diogo Vilela)- Formou-se com distinção na escola de teatro, tem um talento reconhecido pela maioria dos colegas, mas sua carreira não vai para frente. Casado com Maria Leopoldina (Virgínia Cavendish) e pai de dois filhos, faz todos os serviços da casa enquanto a mulher trabalha no Jardim do Éden e sustenta a família. Sem sorte na profissão que escolheu, Webster nunca está na hora certa no local certo. Um dia, por absoluta falta de emprego, Webster aceita ser professor de Aurora (Claudia Ohana) e sua vida dá uma reviravolta.

Leia mais:

  • Próxima novela das sete da Globo estréia na segunda


  •   Veja galeria de fotos
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página