Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2001 - 15h38

Conheça o conto "Carmen", de Mérimée, que deu origem à ópera

Publicidade

JOÃO BONTURI
especial para a Folha Online

Prosper Mérimée (1803-1870) é de uma geração romântica que não se contentava com o presente que a rodeava. O criador de Carmen falava fluentemente o inglês, o espanhol, o italiano e o russo, além do conhecimento razoável da língua dos ciganos e do lituano.

No conto "Carmen", Mérimée narra a viagem de um arqueólogo pela Espanha, na busca do sítio da batalha de Munda, travada por Julio César. Durante a pesquisa de campo, o arqueólogo conhece Carmen e o bandido Don José Navarro, que o atrai para ler a sorte e rouba-lhe um relógio. Já na prisão e condenado à morte por seus crimes, ao devolver o relógio Don José narra sua vida ao arqueólogo.

No conto de Mérimée, Don José ocupa o centro da narrativa e enfatiza a sua degradação moral, que começa nos Países Bascos quando, ao invés de estudar, prefere o jogo de péla (semelhante ao tênis), pelo qual faz a sua primeira vítima fatal. Don José muda-se então para a Andaluzia, alista-se no regimento dos Dragões e, nessa condição, conhecerá Carmen.

Sem uma formação sólida, D. José, movido pela emoção, apaixona-se perdidamente pela cigana, que o adverte da fatalidade dessa aproximação, afirmando que jamais se prenderá ou se subordinará a alguém.

Em seguida, vítima do ciúme que sente por Carmen, Don José mata um oficial dos Dragões que fora por ela atraído, o que o obriga a desertar e acompanhar Carmen nas peripécias do contrabando com Gibraltar, região controlada pelos ingleses. Só aí ele descobre que ela tinha um marido na prisão. Quando este é libertado Don José integra-se ao bando e mata o marido de Carmen em duelo.

Segue-se a paixão de Carmen por Lucas, o qual também seria liquidado, não fosse o fracasso numa tourada na qual foi ferido. Por fim, Don José decide matar Carmen, se entrega às autoridades e admite os crimes pelos quais é condenado à forca.

Leia mais

  • Ópera "Carmen" põe a mítica mulher fatal no centro da ação

  • Veja as versões mais famosas de "Carmen" no cinema

  • "Carmen" já ganhou mais de 30 versões para o cinema

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página