Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2001 - 14h02

Estréia mundial de "O Senhor dos Anéis" acontece hoje em Londres

Publicidade

da France Presse, em Londres

O filme "O senhor dos anéis", adaptação da obra de John Ronald Reuel Tolkien, faz sua estréia mundial nesta segunda-feira, em Londres, e deve chegar aos cinemas do mundo inteiro antes do Natal.

Tolkien escreveu os três volumes de sua obra entre 1954 e 1955. A versão cinematográfica conta também com três episódios.

O primeiro, "A Irmandade do Anel", será complementado por outros dois, cujas estréias estão previstas para o Natal dos próximos anos, "As Duas Torres", em 2002, e "O Regresso do Rei", em 2003.

O cineasta neozelandês Peter Jackson já rodou os três episódios durante quinze meses de filmagens para os estúdios New Line Cinema e com um custo estimado em US$ 300 milhões.

O resultado do primeiro episódio é uma obra gótica impressionante, cheia de efeitos especiais e que pretende ser fiel ao romance original, apesar de uma adaptação ser muito perigosa devido ao caráter único da obra de Tolkien.

"Meu ponto de vista é que 'O Senhor dos Anéis' é uma obra particularmente difícil de se adaptar a uma forma dramática visual", comentou Christopher Tolkien, o filho mais novo do escritor, apesar de afirmar que, com isso, não pretendia condenar a adaptação cinematográfica.

Em todo caso, Peter Jackson encontrou-se diante de um desafio quase sem precedentes na história do cinema, ou seja, adaptar para as telas uma obra de 200 mil palavras, ainda maior do que "Guerra e Paz", de León Tolstói.

O livro de Tolken, traduzido para 50 línguas e com 100 milhões de exemplares vendidos, apresenta, além disso, a dificuldade de seu caráter onírico e a complexidade de suas intrigas.

Mesmo com certa liberdade na adaptação, Jackson quis se manter fiel ao original. "Nós nos inspiramos permanentemente no livro, não apenas durante a redação do roteiro, como também ao longo da filmagem. Antes de cada cena, eu relia a parte do livro correspondente e os atores faziam o mesmo", afirma o diretor.

Elijah Wood encarna o jovem Hobbit Frodon, que herda um anel mágico, instrumento de poder absoluto ambicionado pelo malvado Saruman (Christopher Lee). Ian McKellen interpreta Gandalf e Cate Blanchett a rainha Galadriel.

O fim do filme é deixado voluntariamente em suspense, prevendo o próximo episódio.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página