Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2001 - 04h56

Aguilar volta ao palco com sua banda Performática

Publicidade

CARLA MENEGHINI
da Folha de S.Paulo

Tudo ao mesmo tempo agora. Antes de ser cantada pelo Titãs, na música "Uma Coisa de Cada Vez", de 1991, a idéia já era posta em prática pelo artista plástico José Roberto Aguilar e sua banda Performática, que, coincidência ou não, teve como integrantes no início da década de 80 Arnaldo Antunes e Paulo Miklos.

Aguilar e a banda Performática estão de volta e levam música, teatro, pintura, vídeo, dança e poesia ao palco do teatro do Sesc Pompéia hoje, amanhã e domingo.

Encharcadas de tinta por todos os lados, bailarinas pintam telas com o próprio corpo, guiadas pelo rock agressivo da banda, alternado com récitas de poemas e exibições de videoarte: é apenas uma das cenas que o público paulistano poderá conferir no show.

"É um grande encontro de linguagens, norteado pelo inusitado", define Aguilar, 60, que é diretor da Casa das Rosas há sete anos e foi pioneiro da performance e da videoarte no Brasil nos anos 70, tendo participado de quatro Bienais de São Paulo na época.

A volta de Aguilar e da Performática -que não lançavam nenhum disco desde 1991- é marcada também pelo lançamento do single "A Ética da Prata Bêbada", com quatro faixas inéditas, e pelo relançamento em CD do LP "Aguilar e Banda Performática", de 1982, que inclui o hit "Você Escolheu Errado Seu Super-Herói", que estourou na versão das Frenéticas em 84. Na época, a banda tinha a formação original, que contava com Arnaldo Antunes, Paulo Miklos e Lanny Gordin.

Hoje a formação da Performática conta com nomes como o guitarrista Kauker, ex-Yo-Ho-Delic, e o baixista Mingau, integrante do Ultraje a Rigor, entre outros. Aguilar fica responsável por vocais, letras e ambientação.

O show é cheio de surpresas. "Se eu contar, perde a graça", diz Aguilar. Mas ele adianta que o repertório será uma retrospectiva da carreira da Performática, com músicas dos três discos, e que haverá "momentos de extrema ousadia", com vídeo, dança, bonecos infláveis de quatro metros de altura e tudo mais que puder saturar os sentidos do espectador. E também uma homenagem ao artista Hélio Oiticica (1937-1980), com a música "Parangolé".




AGUILAR E BANDA PERFORMÁTICA
show que reúne música, teatro, pintura, vídeo e poesia
Quando: hoje e amanhã, às 21h; domingo, às 18h
Onde: teatro do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, tel. 0/xx/11/ 3871-7700)
Quanto: R$ 10 e R$ 5 (estudantes)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página