Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2002 - 14h39

Saiba quem é quem na minissérie "O Quinto dos Infernos"

Publicidade

da Folha Online

Conheça os personagens da minissérie "O Quinto dos Infernos":

  • Núcleo Portugal rural

    Francisco Gomes, "Chalaça" (Humberto Martins)
    Filho bastardo de um nobre com uma costureira, é considerado o anti-herói da trama. Em uma de suas fugas, conhece a virgem Manoela (Danielle Winitts), por quem se apaixona. No Brasil, conhece Dom Pedro 1º (Marcos Pasquim) em uma de suas noitadas e se transforma num dos melhores amigos do príncipe. Por causa da grande amizade, Francisco assume cargo no Império. O personagem é baseado no livro "O Chalaça", de José Roberto Torero.

    Manoela (Danielle Winitts)
    Virgem camponesa que vive com a mãe, a viúva Amália (Debora Duarte), e com a irmã (Thaís Muller) na zona rural de Portugal e se vê obrigada a fugir de casa para escapar do assédio de seu padrasto, Juvêncio (Paulo Gorgulho). Depois de virar cozinheira e prostituta, vai para o Brasil atrás de Chalaça, onde se tornará cortesã.

    Giovanna, Marquesa di Pesto (Nair Belo)
    Golpista italiana que vai para Portugal fugindo da acusação de ter matado o marido. Cruzará o caminho de Chalaça, com quem se encontrará no Brasil, tornando-se uma de suas melhores amigas.

  • Núcleo Portugal/Lisboa

    Dom Pedro 1º (Carlos Machado, criança/Marcos Pasquim, adulto)
    Filho mais velho de Dom João 6º e de Carlota Joaquina, é herdeiro do trono de Portugal. No começo da trama, ainda um menino de 9 anos, parte para o Brasil, onde será criado. Boêmio e mulherengo, Pedro é obrigado a se casar com Leopoldina (Erika Evantini), mas, apesar de ser um pai amoroso e dedicado, não abandona a vida que levava quando solteiro. Conhece Domitila (Luana Piovani), por quem se apaixona, e provoca um escândalo na corte. Quando Leopoldina morre, casa-se com Amélia (Claudia Abreu), e provoca a ira de Domitila.

    Dom Miguel (Bruno Abrahão, criança/Caco Ciocler, adulto)
    É o irmão mais novo de D. Pedro 1º. Por ter inveja do irmão, se alia a Carlota Joaquina para tirar Dom Pedro 1º do trono. Depois da Independência, Miguel desrespeita o acordo de deixar o trono de Portugal para a filha de Pedro, tenta tomar o poder para si e trava uma guerra civil com o irmão.

    Dom João 6º (Cassio Gabus Mendes/André Mattos)
    Filho de Dom José e da rainha Maria 1ª (Eva Wilma), João não foi preparado para o trono, já que o posto estava reservado a seu irmão mais velho. Casou-se com a herdeira espanhola Carlota Joaquina (Raíssa Medeiros), quando a menina tinha apenas 9 anos. Viverá o inferno no casamento, sendo constantemente criticado e traído por Carlota Joaquina (Betty Lago), quando adulta. É um grande estadista, que acaba decidindo fugir para o Brasil porque sabia que Portugal não tinha poderio militar para enfrentar os franceses.

    Carlota Joaquina (Raíssa Medeiros, criança/Betty Lago, adulta)
    Mulher de Dom João (André Mattos), mãe de Pedro, Miguel e Isabel. É a vilã da história. Quer mandar no marido e tomar o seu poder. Nascida na Espanha, ainda pequena Carlota foi obrigada a casar-se com João, um homem 8 anos mais velho. Muito ambiciosa, a menina sempre quis o poder, ficando frustrada ao saber que iria para Portugal, país poderoso mas decadente, para casar-se com um membro da família real que nem rei seria. Mas o destino lhe reservou uma surpresa: com a morte do irmão, Dom João torna-se o príncipe regente de Portugal. Carlota terá todos os homens que quiser, sem que João interfira em sua vida, mas não conquistará o verdadeiro amor de sua vida, o Marquês de Marialva (José Wilker), pai, segundo ela, de um de seus filhos.

    Maria Tereza (Ana Furtado)
    Filha de Carlota Joaquina (Betty Lago) e Dom João 6º (André Mattos), é a irmã mais velha de Dom Pedro 1º. Se apaixona perdidamente por um primo, Dom Carlos (Diogo Morgado), com quem se casa, mesmo contrariada, e vê sua morte logo após a união.

    Dona Maria 1ª (Eva Wilma)
    É a mãe de Dom João (Cássio Gabus Mendes/André Mattos). Logo no início da trama, enlouquece ao perder o marido e o filho. Vive com medo de ir para o inferno e acredita estar a caminho do próprio quando seu filho avisa que terá que ir para o Brasil.

    Lobato (Jonh Herbert)
    É o fiel camareiro de Dom João que chega no Brasil com a família real.

    Rodrigo (Carlos Gregório)
    Ministro português que estará presente nas decisões de Dom João 6º.

    Marquês de Marialva (Heitor Martinez/José Wilker)
    Nobre sedutor português que nunca casou, mas sempre se aventurou em romances. Tem um caso com Carlota Joaquina (Betty Lago) e, no início da trama, tenta conquistar Branca (Bruna Lombardi), que resiste.

    Branca Camargo (Bruna Lombardi)
    Falsa, vai impedir que Carlota (Betty Lago) concretize seus planos, como o golpe de Estado que pretendia dar para derrubar seu marido Dom João 6º (André Mattos) do poder. Com a fuga da família real, se casará com um nobre francês e irá morar em Paris.

    Jornalista Camargo (Pedro Paulo Rangel)
    É viúvo e criou a filha Branca (Bruna Lombardi) sozinho. Sempre teve acesso à Corte, mas nunca teve dinheiro suficiente para ser um nobre despreocupado. Sofre ao ver a filha se esforçando para conseguir um bom casamento. Ao chegar ao Brasil, se interessará por Giovanna (Nair Bello).

  • Núcleo Brasil - Família Real

    Leopoldina (Erika Evantini)
    A primeira mulher de Dom Pedro 1º (Marcos Pasquim) nasceu em Viena, é respeitada pelo marido que a considerava superior culturalmente, apesar dos casos que ele terá. Teve muitos filhos com Pedro e morreu ainda jovem.

    Dona Amélia (Cláudia Abreu)
    É a segunda mulher de Dom Pedro 1º, encontrada pelo Marquês de Barbacena (Mário Gomes). Como a nova Imperatriz do Brasil, tentará afastar Chalaça (Humberto Martins) de Pedro.

    Augusto (Henry Castelli)
    Irmão de Amélia (Cláudia Abreu), é o grande companheiro da irmã e a única pessoa que vem com ela da Baviera. Será usado por Domitila (Luana Piovani) para reconquistar seu lugar de favorita no Império.

    Plácido (Roger Goubeth)
    Se junta a Pedro (Marcos Pasquim) e Chalaça (Humberto Martins), como camareiro de quarto de Dom Pedro 1º e vira seu cúmplice em todas as fugas para encontros proibidos.

    Dandara (Thaís Araujo)
    Vive como escrava e serve a família real em 1817. Dom Miguel (Caco Ciocler) se apaixonará por ela.

    Marquês de Barbacena (Mário Gomes)
    Será o algoz de Chalaça (Humberto Martins). É capaz de qualquer traição para alcançar o poder.

    Dom Carlos (Diogo Morgado)
    Primo de Maria Izabel (Ana Furtado), com quem viverá uma grande paixão. Após muito sofrimento, consegue se casar com sua amada, mas acaba contraindo uma doença e morre.

  • Núcleo Brasil-São Paulo

    Domitila, Marquesa de Santos (Luana Piovani)
    A mais conhecida amante de Dom Pedro 1º (Marcos Pasquim), é bonita, sensual, temperamental, mandona, caprichosa e pretensiosa. Encrenqueira, quer ser conhecida na corte como mulher do imperador.

    Benedita (Joana Lima Verde)
    É irmã de Domitila (Luana Piovani) e, apesar da aparência boa e calma, está a ponto de explodir.Tenta se vingar da irmã dando em cima de Dom Pedro (Marcos Pasquim).

  • Núcleo Brasil-Rio de Janeiro

    Miou Miou (Françoise Fourton)
    Antiga prostituta francesa, é proprietária de um boteco e ajuda Chalaça quando ele está no Brasil. Costureira, salva vestidos mal-feitos da Corte.

    José Bonifácio (Wolf Maya)
    Cresce no poder quando Dom Pedro 1º fica como regente, tornando-se primeiro-ministro, após a volta de D. João 6º (André Mattos) a Portugal. Critica abertamente os desregramentos morais de Pedro, detesta a amizade do príncipe com Chalaça (Humberto Martins), é amigo de Leopoldina (Erika Evantini) e odeia Domitila (Luana Piovani).

    Cauper (Ewerton de Castro)
    Comerciante brasileiro casado com Emengarda (Maria Padilha) e pai de três filhas, Maria Laura (Raquel Nunes), Maria Lélia (Maria Maya) e Maria Lívia (Carolina Galvão). A família de classe média terá sua vida transformada com a chegada da família real ao Brasil.

    Emengarda Cauper (Maria Padilha)
    Mulher de Cauper (Ewerton de Castro), cuja ambição é subir socialmente com a chegada da família real ao Brasil.

    Fernão Almeida (Licurgo Spínola)
    Fazendeiro bem sucedido que logo se elege para o Legislativo. Será alvo de Branca (Bruna Lombardi), quando ela chegar ao Brasil em busca de um marido.

    Madalena (Vanessa Loes)
    Mulher de Fernão (Licurgo Spínola), é insegura e tímida e será vítima das armações e crueldades de Branca (Bruna Lombardi), que quer garantir um bom casamento com Fernão.

    Participações especiais

    Aurora (Georgya Gomide)
    Mãe de Chalaça (Humberto Martins).

    Chiquinha (Helena Fernandes)
    Irmã de Chalaça (Humberto Martins), trabalha com a mãe na bodega da família e sabe se virar sozinha.

    Arco Verde (Walter Breda)
    É pai de Chalaça (Humberto Martins) e de Chiquinha (Helena Fernandes). Nobre da área rural, teve um caso no passado com Aurora (Georgya Gomide), mas nunca assumiu publicamente os filhos, nem os ajudou financeiramente.

    Dom Eduardo (Carlos Thiré)
    Filho do dono da quinta onde trabalha Manoela (Danielle Winits), que será seu primeiro amor e também sua primeira decepção, pois eles combinam uma fuga e ele não aparece.

    Conde Bagaceira (Luiz Guilherme)
    Fazendeiro português que no início da trama perseguirá Chalaça (Humberto Martins), sem cansar, para vingar a honra de sua filha.

    Fátima (Mariana Hein)
    Filha de Bagaceira (Luiz Guilherme), é suposta virgem que foi pega na cama com Chalaça (Humberto Martins), tornando-o o principal foco de ira de seu pai.

    Carmem (Pia Manfroni)
    Fiel camareira de Carlota Joaquina (Betty Lago).

    Eugenia (Vanessa Machado)
    Camareira de Carlota Joaquina (Betty Lago) que engravida de Dom João (André Mattos) e, para evitar um escândalo, é obrigada a fugir com o médico da família real.

    Gastão (Carlos Bonow)
    Oficial do Exército português, noivo de Branca (Bruna Lombardi) e amante de Carlota Joaquina (Betty Lago).

    Padre Melo (Mauro Mendonça)
    Arcebispo de Lisboa, da Ordem dos Jesuítas, e confessor de Dona Maria 1ª (Eva Wilma).

    Soares (Othon Bastos)
    Homem de negócios ilícitos, vende colares de Branca (Bruna Lombardi) e depois é quem encontra Manoela (Danille Winits) na rua e a leva para trabalhar no meretrício em Lisboa.

    Desoaseaux (Eduardo Conde)
    Oficial francês que se casa com Branca (Bruna Lombardi).

    Noemi (Carolina Ferraz)
    Jovem artista por quem Dom Pedro 1º (Marcos Pasquim) se apaixona. Grávida de D. Pedro, é subornada e ameaçada por Carlota (Betty Lago) para sumir da vida de seu filho.

    Conde dos Arcos (Lima Duarte)
    É o vice-rei do Brasil, antes da chegada da família real. É o político responsável pela retirada dos moradores de suas casas para que a corte se instale nelas.

    Xuxu (Nathalia Timberg)
    Saucer (Edwin Luisi)
    Saucer (Adriana Garambone)
    Viúva Violante (Marilu Bueno)

    Leia mais:
  • Com "O Quinto dos Infernos", Globo faz ficção da história do Brasil


  •   Veja fotos de cenas da minissérie
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página