Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2002 - 04h27

Documentário traz reencontro com garota afegã

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Em 1985, a revista "National Geographic" publicou uma de suas fotos de capa mais marcantes, uma misteriosa jovem afegã de olhos verdes. Após 17 anos, o fotógrafo Steve McCurry conseguiu localizar a garota, Sharbat Gula. O encontro deu origem ao documentário "Os Olhos de Sharbat Gula", que o canal exibe no próximo domingo, às 22h. A vida da jovem será tema da matéria de capa da edição de abril da revista.

Na época, Sharbat tornou-se uma espécie de símbolo do sofrimento das mulheres afegãs. O interesse pela questão, que nunca deixou de ser atual, aumentou no ano passado, devido aos ataques terroristas nos Estados Unidos.

O programa mostra como foram os esforços para localizá-la e, depois, para comprovar sua identidade. Foram utilizadas as mais recentes técnicas de reconhecimento facial do FBI e a identificação pela íris.

No começo do ano, o fotógrafo McCurry retornou ao campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão, local onde foi feita a fotografia original de Sharbat. Ela está casada e vive com a família numa região remota do Afeganistão.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página