Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2002 - 12h18

Saiba quem foi o "mulatólogo" Oswaldo Sargentelli

Publicidade

da Folha Online
do Banco de Dados

O coração de Oswaldo Sargentelli batia em "ritmo de ziriguidum", mas não resistiu ao infarto e ele morreu neste sábado, aos 78 anos. Carioca da gema, o empresário, conhecido pelo bom humor e por transformar bailarinas nas "mulatas do Sargentelli", criou expressões conhecidas no samba, como ziriguidum e telecoteco.

O "mulatólogo" Sargentelli, sobrinho de Lamartine Babo por parte de pai, não perdia festas, desde o tempo do colégio interno. Com um "vozeirão", era sempre convidado a se apresentar em festas de fim de ano.

Sua vida artística começou em 1948, quando estreou na Rádio Clube do Rio. Na TV, ele estreou em 1958. Sua verdadeira vocação foi descoberta dez anos depois, quando montou um show no Casarão de Noel, em Vila Isabel, no Rio. Anos depois montou sua própria empresa.

Em 1985, Sargentelli foi acusado de racismo pela Comissão de Valorização e Integração Política do Negro do Rio Grande do Sul. Ele foi apontado como explorador da "mulher negra", mas deu a volta por cima.

Coração
O coração de Oswaldo Sargentelli já havia dado sinais de fraqueza antes. Há cerca de três anos, ele recebeu três ponte de safena. A cirurgia foi realizada no Incor, em São Paulo.

Sargentelli morreu no Hospital Barra D'Or, no Rio de Janeiro, vítima de infarto. Segundo o hospital, ele morreu por volta das 10h deste sábado.

Ele havia sido internado ontem, apresentando um quadro de parada cardiorespiratória, com alteração do ritmo cardíaco e entrou em coma no início da noite.

Sargentelli passou mal durante gravação da novela "O Clone", da Globo. Segundo a Central Globo de Comunicação, ele se emocionou ao ser homenageado pelos atores em cena da novela, que estava sendo gravada no bar da Jura (Solange Couto) e não foi concluída.

Segundo a assessoria, não havia previsão de quando as imagens seriam exibidas. A atriz Solange Couto começou a carreira fazendo shows com Sargentelli.

  Veja galeria de fotos do empresário

Leia mais:
  • Corpo do "mulatólogo" Oswaldo Sargentelli é enterrado no Rio

  • Sargentelli vai ser velado na sede do Botafogo; enterro ocorre amanhã

  • Oswaldo Sargentelli morre no Hospital Barra D'Or, no Rio

  • Sargentelli entra em coma após gravar participação em "O Clone"

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página