Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2002 - 20h46

Conheça os personagens da nova novela das seis da Globo

da Folha Online

A próxima novela das seis da Globo, que estréia na segunda-feira, dia 30, terá nos papéis principais os atores Letícia Spiller e Luigi Baricelli. "Sabor da Paixão", de Ana Maria Moretzsohn, com direção de núcleo de Denise Saraceni, conta a história dos personagens Diana e Alexandre.

No elenco estão, entre outros, Lima Duarte, Cássia Kiss, Arlete Salles e Fernanda Rodrigues.

Conheça alguns dos personagens:

Diana Coelho (Letícia Spiller) - inteligente e irreverente, sempre enfrentou com carinho e firmeza as limitações impostas pelo pai, Miguel Maria Coelho (Lima Duarte). Fez curso de contabilidade e, toda noite, quando chega do trabalho, vai ajudá-lo no bar Flor do Douro. É esperta e sabe lidar com os bêbados e caloteiros como ninguém. É a mais velha das quatro irmãs. De Laiza (Liliana Castro), Teca (Fernanda Souza) e Madona (Marcela Barroso), Diana é a quem tem maior empatia com o pai. Diana tem um ótimo relacionamento com a mãe Cecília (Cassia Kiss) e com as irmãs e vive um noivado morno com Nelson (Marcelo Serrado). Diana verá todas as suas convicções irem por água abaixo quando Alexandre (Luigi Baricelli) entrar em sua vida e ela se descobrir apaixonada para valer.

Cecília Coelho (Cassia Kiss) - mãe de Diana (Letícia Spiller). Casou-se cedo com Miguel (Lima Duarte) e, apesar da diferença de idade, são apaixonados e felizes. Fez o curso normal e adoraria ter sido professora, mas nunca trabalhou porque Miguel não deixou. Despreparada para a viuvez, aos poucos vai tentar fortalecer-se para ajudar a família. Vai ter problemas em lidar com a revolta de Teca (Fernanda Souza), com a situação de Laiza (Liliana Castro) e Madona (Marcela Barroso) e será um grande apoio para Diana, que vai exercer o papel de chefe da família após a morte do pai.

Miguel Maria Coelho (Lima Duarte) - pai de Diana. Bonachão e protetor, vive para a família e é muito feliz no casamento. Não gosta que suas filhas frequentem o bar de sua propriedade. Tem uma predileção pela filha mais velha, Diana (Letícia Spiller). Ela consegue dele o que ninguém consegue, inclusive ajudá-lo no bar, território proibido às mulheres da casa. Miguel recebe de herança umas terras em Portugal e acredita que será a única saída para pagar as dívidas de seu bar. Morre no começo da história.

Alexandre Paixão (Luigi Baricelli) - é bonito, charmoso e um bon vivant. Estudou no Brasil e na Europa. Apesar de ter nascido em Portugal, considera-se brasileiro. Alexandre passa a vida trocando de mulher e se divertindo. Quando conhece Diana (Letícia Spiller), Alexandre acaba fazendo o jogo da mãe, Zenilda (Arlete Salles), para proteger a sua vida de rico. Aos poucos, vai se deixar envolver pela moça, embora negando isso sempre. Quando percebe que está completamente apaixonado, percebe também que terá que lutar contra a mãe, para poder viver esse amor. Alexandre vai viver dividido entre a maléfica influência da mãe e a benéfica influência de Diana; os prazeres mundanos de um lado e o amor verdadeiro do outro.

Zenilda Paixão (Arlete Salles) - Brasileira, mãe de Alexandre (Luigi Baricelli), é a vilã da história. Viúva de marido português, o Comendador Paixão, é dona do vinhedo com o filho. É ambiciosa, prepotente, arrogante, mas adora o filho. Acha que nasceu para mandar e ser servida. Ama o luxo e o conforto e não tem escrúpulos quando se trata de defender o que é seu ou o que ela considera seu. Inescrupulosa, tomou posse de um terreno que não era seu e sente-se ofendidíssima quando Diana (Letícia Spiller), a herdeira do verdadeiro dono, vem tentar recuperá-lo. Vai ser capaz de fazer qualquer tipo de falcatrua para manter a fortuna.

Hermínia Lemos (Aracy Balabanian) - mãe de Cecília (Cassia Kiss). Hermínia é implicante, gosta de dar palpites na vida de todos. Viúva, vive na casa da filha, criticando seu genro Miguel Maria (Lima Duarte). Hermínia nunca aprovou o casamento de Cecília com Miguel. Queria um marido rico para a filha. Extremamente vaidosa, gasta boa parte da sua renda com roupas, salão de beleza e bijuterias. Apesar de ter ficado viúva há muito tempo, ainda não perdeu as esperanças de se casar de novo. Adora ser cortejada por Quintino (Ednei Giovenazzi) e Silvano (Sergio Mamberti), os donos do antiquário.

Laiza Coelho (Liliana Castro) - irmã de Diana (Leticia Spiller). De personalidade forte e extrovertida, seu nome verdadeiro é Elisa, mas ela detesta e, por isso, exige ser chamada de Laiza. Aos 14 anos, teve uma filha, Madona (Marcela Barroso), que foi criada como sua irmã. Laiza é madrinha de Madona e vive um certo conflito por não poder assumir a maternidade da menina. Mas nada que a faça perder o sono porque, na verdade, a situação lhe permite viver a vida como bem entende. Laiza adora sair e namorar. No início da história está namorando Juca (Guga Coelho), o malandro. Vai se apaixonar por Luís Filipe (Claudio Lins), um homem casado. Esse amor proibido fará com que ela amadureça. Terá que lutar para conseguir ficar com o seu amor e assumir a maternidade de Madona.

Teresa Coelho, a Teca (Fernanda Souza) - irmã caçula de Diana. Estudiosa, precoce e responsável, Teca sonha em ser médica. Por isso, apesar das dificuldades financeiras, complementa o ensino da escola pública com um cursinho pré-vestibular. Além da ajuda da família, Teca conta com o amigo Guto (Bruno Ferrari), que já cursa a faculdade de Medicina e está sempre disposto a ajudá-la nos estudos. Quando o pai morre ela fica traumatizada e se vê obrigada a abandonar o curso pré-vestibular.

Madona Coelho (Marcela Barroso) - filha de Laiza (Liliana Castro). Seu nome é Madona Maria. Madona por causa de Laiza e Maria por causa de Cecília (Cássia Kiss). Madona pensa que é afilhada de Laiza, a quem adora mas nem desconfia que ela possa ser sua mãe. É criativa e esperta, para desespero de Cecília, que a acha mal-educada e mimada. Por ter um temperamento muito parecido com o de Laiza, Madona sempre foi motivo de preocupação para Cecília e Miguel Maria (Liam Duarte). Por isso, muitas vezes, os dois acabavam sendo mais "rigorosos" com a neta do que haviam sido com as três filhas.

Vicente Silva (Pedro Paulo Rangel) - gerente do bar Flor do Douro. É simples, um pouco ignorante, mas objetivo e dono de imensa sabedoria popular, que herdou do amigo Miguel (Lima Duarte). Sente um amor platônico por Cecília (Cássia Kiss), mas ninguém sabe. Como seria incapaz de trair o amigo, depois da morte de Miguel, vai "fugir", mas será resgatado por Cecília.

Jean Valjean (Edson Celulari) - esse é apenas o nome que o francês se dá, homônimo do herói de "Os Miseráveis". Mesmo usando roupas gastas, consegue ser elegante. Quando está bêbado, deixa escapar que tem profundos segredos e desgostos. Um acontecimento do passado transformou Jean em um homem profundamente cético e amargo. Ninguém conhece a verdadeira identidade de Jean, nem sabe ao certo porque ele veio se exilar no Brasil. Mas percebe-se que é um homem culto e que já teve muito dinheiro. Jean está sempre no Flor do Douro, seu refúgio preferido. Tem amizade pela família de Miguel Maria (Lima Duarte) e, especialmente, por Diana (Letícia Spiller). É ela quem cuida de suas bebedeiras com carinho e firmeza e será também responsável por conseguir fazê-lo largar o vício.

Edith Rosa (Lilia Cabral) - melhor amiga de Cecília (Cassia Kiss). É engraçada, descolada e está sempre feliz. Edith é o tipo de mulher que passou a vida dedicando-se aos outros. É professora de história e com seu parco salário sempre ajudou a bancar as despesas da família. Vive sozinha desde a morte dos pais. Um dia encontra uma menina recém-nascida abandonada no lixo e a leva para casa. Cria Fabiana (Adrielle Isidorio) como filha. Doceira de mão cheia, quando o salário do magistério não dá mais para sustentar as crianças que vai adotando, começa a fazer doces para fora e acaba arrumando muitos fregueses, entre eles o bar de Miguel Maria (Lima Duarte). Assume responsabilidades jamais pensadas quando os gêmeos Neco (Claslay) e Tico (Clesley) vão morar na casa dela.

Xavier Fernandes (Floriano Peixoto) - É cliente do antiquário de Silvano (Sergio Mamberti) e Quintino (Ednei Giovenazzi) e frequentador assíduo do bar de Miguel (Lima Duarte). É advogado e tem um pequeno escritório nas proximidades da Lapa. Solteiro, vive modestamente por defender pessoas que não podem pagar. Levanta sempre bandeiras sociais e vai ser ativo em todas as situações, como o problema da herança de terras em Portugal da família Coelho, a situação de Edith (Lilia Cabral) com os meninos, o problema de Rita (Maria João) com o marido e o drama de Jean (Edson Celulari).

Nelson Carvalho (Marcelo Serrado) - noivo de Diana (Letícia Spiller), a conhece desde pequena. É do tipo noivo apaixonado, que manda flores e bombons, mas é controlador, ciumento e possessivo. Vai sofrer de verdade quando Diana acabar o noivado e será capaz de qualquer coisa para reconquistá-la. Nelson trabalha com o tio, Quintino (Ednei Giovenazzi), em seu antiquário. Ambicioso, vai se aliar a Tânia (Paula Bulamarqui), vendedora do antiquário, fazendo negócios escusos sem o tio saber.

Quintino Saraiva (Ednei Giovenazzi) - dono de antiquário. É rico, refinado, bem humorado, mas sem talento para os negócios. Tinha dinheiro de família e passou boa parte da juventude viajando e adquirindo peças de valor mundo afora. Incompatibilizado com a família, quando o dinheiro acabou, viu-se obrigado a voltar para o Brasil e trabalhar. Foi aí que teve a idéia de abrir o antiquário.

Silvano (Zven) Cibulski (Sergio Mamberti) - aócio do antiquário, ex-artista de circo. De origem humilde, mas muito prático, tem tino para os negócios. Muito jovem imigrou da Polônia para o sul do Brasil à procura de fortuna e sol. Mas não deu sorte: nunca conseguiu sua própria terra e acabou como artista de circo, saltimbanco. Numa viagem ao Rio de Janeiro, já com quase 50 anos, conheceu Quintino (Ednei Giovenazzi). Tornam-se amigos inseparáveis. Atualmente, Silvano divide a loja e a casa com Quintino. E disputa com o amigo as atenções de Hermínia (Aracy Balabanian).

Isadora Lima (Fernanda Rodrigues) - A flautista toca num conjunto de choro. Seu sonho é entrar para a orquestra do Municipal e ir para a Europa. Isadora ama o marido, Orlando (Gustavo Melo), tendo brigado com a família para se casar com ele. Mas, quando um homem aparecer em sua vida e quiser levá-la para a Europa, ela vai confrontar-se com o drama de ter que escolher entre realizar-se como artista ou ficar ao lado do marido e continuar tocando apenas no conjunto de chorinho da rua.

Orlando Lima (Gustavo Melo) - Marceneiro simples, forte e boa gente. Extremamente hábil com as mãos, trabalha fazendo restaurações no antiquário. Vive com Isadora (Fernanda Rodrigues). Os dois seriam o casal modelo de felicidade não fosse um porém: Orlando sente-se inferiorizado, porque ela tem estudo e ele não. Por mais que a mulher diga que o ama e se orgulha dele, Orlando acha que prejudica os sonhos e o futuro de Isadora.

Solange Matos (Vanessa Pascale) - Professora de dança. Solange foi criada num orfanato até os 10 anos. Um dia, dançando no pátio, atraiu a atenção de uma mulher que era dona de uma academia de dança e foi adotada pela mesma. A partir daí, a vida mudou para Solange. Foi matriculada numa escola e colocada para aprender a dançar. Sua benfeitora morreu, enterrando os sonhos da moça de ser uma grande dançarina. Ela herdou uma academia decadente que consegue manter junto com outros professores. Além de ensinar todos os tipos de dança, faz shows aqui e ali. Mora num quarto alugado na casa de Edith (Lilia Cabral). É generosa, amiga e está sempre de bom humor. Para reforçar seu orçamento, Solange cria e executa fantasias para shows ou para o carnaval.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página