Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 02h49

Canais respiram eleição durante todo o domingo

da Folha de S.Paulo

Na cobertura do segundo turno das eleições, o show ficará por conta dos flashes ao vivo: durante todo o domingo, os sete canais da TV aberta, além do Band News e do Globo News, vão mostrar, desde a votação dos próprios candidatos, até problemas como filas ou engarrafamentos, além das tradicionais pesquisas de boca-de-urna. Debates, mesas-redondas com lideranças partidárias, empresários, jornalistas e cientistas políticos analisarão o Brasil que surge a partir desta eleição.

"Queremos dar ao telespectador a maior noção possível do que vem por aí. Vamos oferecer um nível altíssimo de utilidade pública", diz Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Bandeirantes, onde Márcia Peltier e Maria Cristina Poli serão âncoras do fim da tarde até a meia-noite, acompanhando a apuração dos votos.

No Band News, a programação será quase toda dedicada à votação. As notícias internacionais só aparecerão em caracteres na tela, salvo algum acontecimento bombástico, claro. "Em dia de eleição, o país todo se volta para isso. Ninguém fala nem de futebol", afirma o diretor Humberto Candil, para quem o forte do dia será a divulgação da apuração em tempo real.

Prioridade
No ar durante 24 horas, o Band News, segundo Candil, está em vantagem sobre a TV aberta. "A cada 60 minutos, 44 são de notícias. Geralmente, a gente briga com a produção para ter noticiário, mas, num dia como esse, o tempo é nosso aliado. Sobra espaço para fazermos muitas coisas", diz ele.

No Globo News, a cobertura será via telejornais até às 17h, quando André Trigueiro e Sidney Rezende entrarão ao vivo com pesquisas e convidados.

Aos assinantes da Sky que possuem acesso à interatividade, será permitido o acompanhamento on-line dos boletins do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na Globo, flashes mostrarão a movimentação eleitoral em todo o país. As pesquisas feitas pelo Ibope começam a ser divulgadas às 17h. Os resultados das eleições para presidente e governador serão divulgados no "Fantástico", que não tem hora certa para acabar.

Na Rede TV!, todo o departamento de jornalismo estará envolvido na cobertura. Uma mesa-redonda, de 18h até meia-noite, será comandada por Juca Kfouri e Marcelo Rezende.

Mais cedo
Na Record, única a iniciar os boletins às 7h, antes do começo da votação, Boris Casoy e Salete Lemos farão a cobertura, a partir das 17h50. "Nossa lista de entrevistados é grande", diz Boris. "A idéia é que, às 21h30, entre no ar o "Terceiro Tempo", com Milton Neves, e Salete e eu voltemos mais tarde. Mas, se for necessário, o programa de esportes nem acontece, e nós dois continuamos", afirma o jornalista.

A Gazeta mostrará flashes até as 20h, entremeados por resultados de pesquisas e apuração dos votos. Depois, entrevistas, debates e, no final da noite, análise das perspectivas.

Na TV Cultura haverá, por todo o domingo, boletins sobre as principais zonas eleitorais e a votação em todo o país. A partir das 20h, o "De Olho no Voto" analisa os resultados.

No SBT, a cobertura ficará por conta de dois programetes de cinco minutos e dos flashes. O balanço do dia será feito por Hermano Henning, à meia-noite.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página