Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2002 - 10h34

Morre Jonathan Harris, o doutor Smith de "Perdidos no Espaço"

da Folha Online

O ator americano Jonathan Harris, conhecido como o doutor Zachary Smith do seriado "Perdidos no Espaço", adorado pela geração que hoje está na faixa dos 40 anos, morreu no domingo (3) aos 87 anos, vítima de um coágulo no coração.

Reprodução

Doutor Smith, no seriado e em foto mais recente
Harris estava internado em um hospital na área de Encino, na Califórnia (Costa Oeste dos EUA), para tratamento contra um problema crônico na coluna.

Segundo a rede de TV americana CNN, a informação foi divulgada ontem pelo diretor Kevin J. Burns, amigo da família do ator.

Nascido no bairro do Bronx, na cidade de Nova York, filho de imigrantes judeus russos, Jonathan Charasuchin lançou-se na carreira artística como Jonathan Harris, personificando um ator tipicamente britânico, com gestos e sotaques impecáveis.

Quando lhe perguntavam se era procedente da Inglaterra, tinha sempre uma resposta cômica: "Não, queridos. Eu só sou afetado".

Harris se tornou um ator em 1942, depois de tentar ser farmacêutico. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou em espetáculos para tropas estacionadas no Pacífico.

Depois da guerra, voltou para Nova York e começou a trabalhar no teatro e na TV. Conseguiu seu primeiro grande papel no seriado da década de 1950 "The Third Man".

Mas foi no papel do falante e megalomaníaco doutor Smith de "Perdidos no Espaço" que Harris escreveu seu nome na história das artes dramáticas.

Em "Perdidos no Espaço", o covarde vilão sabotava a nave Júpiter 2, da família Robinson, e todos -inclusive o doutor Smith- acabavam em um distante planeta inabitado.

Veiculado nos anos 1960, o seriado dividia com "Terra dos Gigantes" e "Túnel do Tempo" a preferência da garotada da época.

Nos últimos anos, Harris trabalhou com os estúdios de animação Pixar, emprestando sua voz única ao mágico Manny de "Vida de Inseto" e ao "médico" de bonecos em "Toy Story 2".

Em 1998, o diretor Stephen Hopkins fez uma adaptação da série para o cinema, mas o projeto acabou revelando-se um fiasco, especialmente por desagradar aos fãs do programa original de televisão. O papel de Harris foi interpretado por Gary Oldman.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página