Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2002 - 10h14

Discos e livros celebram 60 anos de Paulinho da Viola

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

Paulinho da Viola chega aos 60 anos hoje, cercado por homenagens que vêm de fora para dentro. Permanecendo indefinida sua transferência da BMG para a Biscoito Fino, Paulinho se torna o único emepebista da classe de 1942 (ele, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e Milton Nascimento) que não preparou disco para o ano do 60º aniversário.

Mas, de fora para dentro, a cantora Teresa Cristina sincronizou para hoje o lançamento oficial (e fechado a convidados), no Rio, de seu álbum de estréia, "A Música de Paulinho da Viola". Acompanhada pelo Grupo Semente, ela se dedica, em dois CDs que serão vendidos separadamente ou numa caixinha, à obra do autor.

Pela Som Livre, acabam de ser relançados o disco de estréia de Paulinho ("Samba na Madrugada", de 66, em parceria com Elton Medeiros) e "Portela Passado de Glória" (70), em que ele estreava como padrinho e produtor da Velha Guarda da Portela.

Às livrarias segue "Paulinho da Viola - Sambista e Chorão", de João Máximo. Integrando a série "Perfis do Rio", o livro resume em 124 páginas a obra do sambista e se soma ao ensaio "Velhas Histórias, Memórias Futuras" (Eduerj), de Eduardo Granja Coutinho, editado há pouco.

Por último, há homenagem indireta: a volta às gravações do Conjunto Época de Ouro, do violonista (e pai de Paulinho) César Faria. Grupo acompanhante de Jacob do Bandolim nos 60, o Época de Ouro comanda o CD "Café Brasil 2", entre convidados como Zeca Pagodinho, Lobão, Ney Matogrosso e Beth Carvalho.


PAULINHO DA VIOLA - SAMBISTA E CHORÃO
Autor: João Máximo
Editora: Relume Dumará
Quanto: R$ 23 (124 págs.)


CAFÉ BRASIL 2 - Disco com Conjunto Época de Ouro e Convidados Lançamento: Warner
Quanto: R$ 27
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página