Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2002 - 02h00

Banda inglesa Asian Dub Foundation faz música sobre Carandiru

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S. Paulo

Um Carandiru foi implodido por aqui, um outro foi erguido na Inglaterra. A excelente banda anglo-hindu de sons múltiplos Asian Dub Foundation fez do famoso (no mau sentido) presídio brasileiro tema da sensacional canção "19 Rebellions".

A música, um rap-dub com guitarras que integrará o próximo CD do grupo, tem a participação de Edy Rock, um dos vocalistas da principal banda de hip hop deste país, o Racionais MC's.

O disco novo do Asian Dub Foundation, "Enemy of the Enemy", chega apenas em janeiro às lojas, mas tanto "19 Rebellions" quanto o CD inteiro já está circulando na internet há vários dias.
"Enemy of the Enemy" é o primeiro trabalho de estúdio do grupo desde 2000, quando o ADF lançou seu aclamado "Community Music".

Edy Rock, dos Racionais, engrossa um time de colaboradores que tem a cantora irlandesa Sinead O'Connor e Ed O'Brien, guitarrista do cultuado Radiohead.

A colaboração de Edy Rock com o Asian Dub Foundation surgiu depois que a banda visitou o Brasil no ano passado, tocando em Recife e São Paulo nas edições do festival Abril Pro Rock de 2001.
O álbum "Enemy of the Enemy", todo ele, é marcado pelo que o ADF apreendeu da turnê de "Community Music".

Banda altamente politizada e engajada em causas sociais, o Asian Dub Foundation carrega em seus instrumentos um caldeirão sonoro que mistura punk, rap, dub, drum'n'bass e adiciona fortes ingredientes de música indiana na deliciosa mistura.

Há um mistério, pelo menos para esta coluna, na citada "19 Rebellions", em que Edy Rock fala (canta, narra) sobre o massacre de 111 presos no pavilhão 9 da Casa de Detenção do Carandiru (zona norte de SP), em 1992.

Há na canção umas palavras em português ditas por alguém da banda. A impressão nas primeiras ouvidas é que, no refrão, há um termo brasileiro chulo com sotaque inglês deliciosamente colocado entre fortes guitarras. A conferir.

A banda do ano

Repetindo o toque da semana passada, a "Popload" e sua sombra virtual (www.uol.com.br/folha/pensata) estão realizando a enquete que elegerá a melhor banda pop de 2002. Os votos podem ser enviados para o e-mail abaixo até a próxima terça-feira. Na sexta seguinte, neste espaço, será publicado o resultado.
Strokes, Hives, Tribalistas, Cachorro Grande, Yes (há um grupo mandando vários e-mails para a banda)? A escolha é sua.

TEATRO POP

A vida é cheia de Nick Hornby e mudanças
A peça pop adaptada por Felipe Hirsch em cima do famoso "Alta Fidelidade", livro de Nick Hornby, vai ter segunda versão. O espetáculo que abarrotou teatros brasileiros vem aí remontado, com músicas diferentes e novos atores.

DOWNLOAD

Músicas para agora
* "Contradiction", Kelly Osbourne. O disco da filha do Ozzy é até bacana e saiu no Brasil. Chama "Shut Up". * "United States of Whatever", Liam Lynch. O cara é de LA, mora em Londres e o som já é hit em NY. Rock tipo MTV, adolescente. Amigo do Dave Grohl, Marilyn Manson e Paul McCartney. A música é zoeira. Ouça já. Produto perecível.

lucio@uol.com.br
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página