Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2002 - 04h35

Crítica: TV exibe bela miragem da comida

XICO SÁ
crítico da Folha

Pelo menos na TV, o Fome Zero, programa do poder que se instala na próxima semana, já tomou conta dos lares.

Os mestres da culinária ditam receitas da alvorada ao fim do dia. A televisão nunca engordou tanto, embora os herdeiros da cozinha maravilhosa de Ofélia Anunciato insistam no cinismo diet.

O "Mais Você" (Globo, 8h05), de Ana Maria Braga, cuidou, logo na primeira manhã depois da vitória de Lula, de ganhar o novo poder pela barriga. A apresentadora fez uma rabada, prato predileto de Lula. Ana Maria não explora a hipocrisia "light", o que nos demais programas é regra. Para ela, serve a velha lição de Roberto Carlos: "Tudo o que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda".

Dona Jura (Solange Couto) também é sincera ao fazer cara de tédio para a ginástica de Solange Frazão, no "Bom Dia, Mulher" (Rede TV!, 9h30). Não cairia bem a quem se notabilizou pelas guloseimas do boteco de "O Clone". A atração não economiza nas receitas de cantina, com muito ravióli e creme de leite. Caloria para as massas. Engordou? A manhã da TV está repleta de aparelhos de ginástica passiva.

Tem até programa que deseja botar o populacho para acertar o vinho com a comida. Por que não? O "Mulheres" (Gazeta, 14h) é fino, apesar de Mamma Bruscheta, âncora de amenidades do tal. Na mesma emissora, a graça é Palmirinha Onofre ("Pra Você", 12h), que, como uma vovó paciente, enfeita pratos deliciosos. É o que mais próximo há da delicadeza perdida de Ofélia.

Olga Bongiovanni (Bandeirantes, 8h30) capricha no arroz carreteiro. O bom é a atenção com os pratos ditos regionais, cuidado não visto nas atrações do gênero. Até os programas vespertinos de pura fofoca têm a sua cozinha. A TV agora representa para os miseráveis o que as velhas máquinas de assar frangos sempre significaram para os cachorros: uma bela miragem de comida.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página