Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2003 - 00h26

"A Casa das Sete Mulheres" alcança até 40 pontos de audiência

da Folha Online

O primeiro episódio da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", que terá 52 capítulos, garantiu à Globo uma audiência de 36 pontos de média, com pico de 40 pontos, segundo dados prévios do Ibope.

Durante a exibição da minissérie, a emissora conseguiu um "share" (porcentagem de aparelhos ligados que estão sintonizados no canal) de 56%.

O SBT, que levou ao ar o "Programa do Ratinho" e o filme "O Negociador" durante a exibição de "A Casa das Sete Mulheres", teve 15 pontos de média.

Cada ponto de ibope equivale a cerca de 47 mil domicílios com TV ligada em cada canal na Grande São Paulo.

Minissérie

Paralelamente às batalhas e às disputa de poder que marcaram a Revolução Farroupilha (1835-1845), ocorrida no Rio Grande do Sul, a minissérie tem como foco a visão das sete mulheres da família Bento Gonçalves (Werner Schünemann), o do líder dos farrapos.

Depois de ser perseguida por dois soldados do Império, os "caramurus", Rosário (Mariana Ximenes) é salva pelo capitão Estevão (Thiago Fragoso), membro do exército imperial, por quem se apaixona.

Mesmo sabendo que o romance é proibido, já que Rosário é sobrinha de Bento Gonçalves, que luta contra o Império, Estevão corresponde aos seus olhares e lhe entrega um botão da farda, como garantia de seu amor.

Com a iminência da guerra, as sete mulheres -interpretadas por Bete Mendes, Nívea Maria, Eliane Giardini, Daniela Escobar, Mariana Ximenes, Samara Felippo e Camila Morgado- mudam-se para a Estância da Barra, residência de férias.

Na estância, as sete mulheres reencontram os homens da família e os membros da tropa farroupilha, e Manuela têm uma visão que mostra o começo da guerra e a traição de Bento Manuel (Luis Melo), que muda para o lado do Império.

Os farrapos partem para o Rio Grande para encontrar o presidente empossado Araújo Ribeiro (Ney Latorraca), mas são surpreendidos no meio do caminho pelas tropas imperiais e, durante a batalha, Estevão fica gravemente ferido.

Num passeio ao ar livre, Rosário, que é prometida a Afonso Corte Real (Murilo Rosa), encontra o capitão do império ferido e inconsciente.

Livre adaptação da obra homônima da escritora gaúcha Leticia Wierzchowski feita por Maria Adelaide Amaral e Walter Negrão, será exibida de terça a sexta.

Elenco

A minissérie reúne um elenco com mais de 70 integrantes. Entre eles estão em papéis de protagonistas atores ainda desconhecidos do público de TV, como o gaúcho Werner Schünemann, intérprete de Bento Gonçalves.

Com mais de 20 anos de carreira, Schünemann é também roteirista, diretor e fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre. Protagonizou o filme "Netto Perde Sua Alma", de Beto Souza e Tabajara Ruas, ganhando o prêmio de melhor ator no Festival de Brasília por sua interpretação do General Antonio de Souza Neto.

A outra aposta da Globo nesta minissérie é a atriz Camila Morgado, 27, a Manuela. Ela faz a narração histórica da trama, cujas passagens anota em seu diário, e forma um triângulo amoroso com dois mitos da História: o revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi (Thiago Lacerda) e a brasileira Anita Garibaldi (Giovanna Antonelli).

Também integram o elenco José de Abreu (Onofre Pires), Tarcísio Filho (General Neto), Zé Carlos Machado (Anselmo), Angelo Antonio (Tito Lívio Zambeccari), Zé Victor Castiel (Chico Mascate), Marcos Barreto (Paulo), Tonico Pereira (Padre Roberto), Dado Dolabella (Bentinho), Bruno Gagliasso (Caetano), Rodrigo Faro (Joaquim), Dalton Vigh (Luigi Rossetti), Marcello Novaes (Inácio) e Antonio Pompeo (João Congo), entre outros.

Leia mais:
  • Saiba mais sobre os personagens da nova minissérie da Globo


  • Globo mostra Revolução Farroupilha em "A Casa das Sete Mulheres"



  •   Veja galeria de fotos de cenas

      Veja galeria de fotos do elenco
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página