Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2003 - 18h42

"Um Novo Dia para Morrer" foi filmado em quatro países

da Folha Online

O novo filme do agente secreto 007, James Bond, foi feito em quatro países diferentes: Estados Unidos, Islândia, Espanha e Reino Unido.

A história do longa-metragem, o 20º da série de James Bond, se passa também em quatro países, ambientados como Coréia do Norte, Cuba, Inglaterra e Islândia.

As locações foram feitas em Maui, no Havaí, nas planícies geladas da Islândia, na Espanha e em áreas próximas a Londres.

Em Maui, a equipe de produção filmou as cenas de abertura do filme, cuja sequência traz Bond surfando em uma onda gigante com dois outros agentes, aproximando-se da costa da Coréia do Norte. A cena foi feita próxima ao litoral norte de Maui, único local do mundo onde há ondas gigantes, conhecidas como "jaws".

As filmagens no Havaí aconteceram em 26 de dezembro de 2001, uma vez que as ondas gigantes não ocorrem durante o ano todo.

Na Islândia, foi filmada a maior parte da perseguição de carro no gelo, nas cenas que aparecem mais no final de "Um Novo Dia para Morrer". O acampamento da produção ficou instalado em Hofn, a uma hora de avião de Reykjavík.

O lago congelado de Jokulsárlón serviu para filmar a sequência. Lá, a temperatura é abaixo de zero. Ambos os veículos foram adaptados com trações nas quatro rodas para conseguir andar sobre o gelo sem capotar.

A equipe também foi à Espanha. No sudoeste do país, em Cádiz, simularam as filmagens em Havana (Cuba) e pelo interior do país, que aparecem no início da história, quando Bond ainda procura pelos vilões da trama.

Já na Inglaterra, onde ficam o Pinewwod Studios, em que tradicionalmente são feitos os filmes de James Bond, também foram feitas as cenas de perseguição de hovercraft que são a principal sequência de ação da abertura do episódio. As cenas foram rodadas na Army Driving Training Area, em Aldershot, a cerca de 48 quilômetros ao sul de Londres.

Já as cenas do exterior de um bunker americano situado na fronteira da zona desmilitarizada entre as Coréias do Norte e do Sul foram filmadas em Hampshire, também no Reino Unido.

O aeroporto Manston, em Kent, o Reform Club, em Pall Mall (onde Bond e Gustav Graves duelam na esgrima), e o exterior do Palácio de Buckingham aparecem no filme.

Leia mais sobre "007 - Um Novo Dia para Morrer"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página