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28/01/2003 - 17h44

Semana de moda de SP lança campanha para teste de Aids

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

A São Paulo Fashion Week não está sendo palco apenas para que estilistas e modelos mostrem o que estará nas vitrines das lojas e nas ruas na próxima estação. Uma campanha de conscientização sobre a importância de se fazer o teste de Aids está pegando carona na moda para ganhar corpo.

Divulgação
O modelo Johnny Luxo veste camiseta da campanha
Realizada pela Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, a ação está lançando a marca "Fique Sabendo" na semana de moda de São Paulo como um pontapé inicial da campanha, que não será restrita à divulgação e publicidade da marca.

Para Emivaldo Souza, do departamento de comunicação da coordenação nacional, os coordenadores da campanha pretendem que a ação que está sendo realizada na São Paulo Fashion Week seja o embrião de um "movimento".

Segundo Souza, o número de portadores do vírus no Brasil hoje é de 600 mil pessoas, destas apenas 200 mil sabem que têm o vírus. "Dois terços dos portadores nunca fizeram o teste. Isso precisa mudar. Temos que mudar de atitude, de comportamento", diz.

"Temos que ter com o teste da Aids a mesma atitude que temos com a vacina antitetânica. Se a gente se expõe a uma situação de risco temos que fazer o teste", exemplifica.

A marca, selecionada por meio de um concurso realizado com designers de todo o país, é de autoria de Márcia Velihovetchi, 22.

Segundo os coordenadores, a campanha está saindo a custo praticamente zero, já que o concurso foi gratuito e o estande na semana de moda foi cedido pela organização do evento.

Os coordenadores da campanha pretendem atingir mais de 10 mil pessoas durante toda a semana de moda por meio de distribuição de camisetas, folhetos explicativos e uma lista de telefones e endereços dos centros de testagem em São Paulo e o telefone para que está fora do Estado.

O estande da campanha na Bienal também está servindo como estúdio. Modelos, atores e estilistas que passam pelo local são convidados a aderir ao "movimento", posar para fotos com a camiseta da campanha e a assinar um termo de autorização para a utilização de sua imagem em outras ações a serem
desenvolvidas.

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