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01/02/2003
-
05h40
da Folha de S. Paulo
Imagem é tudo. Ainda mais na moda. Tanto é que Forum e Osklen viraram o prato do dia na São Paulo Fashion Week com suas coleções de outono-inverno. Os desfiles terminam hoje, depois de mostrar 40 apresentações para a estação.
Estranho fenômeno acontece com a Forum, uma espécie de mimetismo fashion, em que sua moda remete a diferentes momentos, do seu próprio verão até o famoso moicano de penas de Herchcovitch, passando por um certo tempero à la Carlos Miele -que trilha trajetória internacional.
As comparações são inevitáveis, e explicitam a crise de identidade das grandes grifes, acossadas pelas pressões do mercado. Importados, copistas, minimarcas... tudo vai ao encontro do produto de uma empresa como a Forum, que tenta achar novamente seu lugar. Daí, talvez, a aproximação da (já duvidosa) estética M.Officer, que vem garantindo tanto vendas quanto projeção e exotismo.
Por um lado, o crescimento da São Paulo Fashion Week, com novas marcas entrando, separa com mais clareza a identidade de cada marca. E os aplausos para o exótico look de Ana Hickman com jaqueta branca, saia esvoaçante e gola de plumas talvez mostrem que o caminho possa mesmo ser outro. Melhor enxergá-la, então, como difusora de tendências e comunicadora para as grandes massas.
A coleção tem hits, portanto. Como a calça de couro com cinto no cós, a outra com amarração lateral, e mais um punhado de peças que as consumidoras da Forum já estão usando (corselets, blusês transparentes, top cruzado tipo biquíni). Vamos então assumir e colocar a marca atrás do bonde. Afinal, moda é business.
Na estréia da grife carioca Osklen, uma escorregadela no casting louro (não teria sido gostoso ver um modelo black desfilando alegremente de peruca?) e na atitude. Dá mais certo quando a grife consegue atravessar a rua, alcançando a moda lá do outro lado, em lugar de exercitar-se dentro do território dos catálogos de roupa de esqui ou no mundo da Prada Sport. Melhores momentos: o começo, em matelassê branco e cores de bebê; o grande poncho vermelho; o náilon das calças masculina. A marca de Oskar Metsavaht deixou de aproveitar o incrível momento do surfe (sua praia) para fazer os cruzamentos.
O mix, hoje, é a chave de tudo.
Especial
Confira o que acontece na SP Fashion Week
Mix e imagem são as chaves da moda hoje
ERIKA PALOMINOda Folha de S. Paulo
Imagem é tudo. Ainda mais na moda. Tanto é que Forum e Osklen viraram o prato do dia na São Paulo Fashion Week com suas coleções de outono-inverno. Os desfiles terminam hoje, depois de mostrar 40 apresentações para a estação.
Estranho fenômeno acontece com a Forum, uma espécie de mimetismo fashion, em que sua moda remete a diferentes momentos, do seu próprio verão até o famoso moicano de penas de Herchcovitch, passando por um certo tempero à la Carlos Miele -que trilha trajetória internacional.
As comparações são inevitáveis, e explicitam a crise de identidade das grandes grifes, acossadas pelas pressões do mercado. Importados, copistas, minimarcas... tudo vai ao encontro do produto de uma empresa como a Forum, que tenta achar novamente seu lugar. Daí, talvez, a aproximação da (já duvidosa) estética M.Officer, que vem garantindo tanto vendas quanto projeção e exotismo.
Por um lado, o crescimento da São Paulo Fashion Week, com novas marcas entrando, separa com mais clareza a identidade de cada marca. E os aplausos para o exótico look de Ana Hickman com jaqueta branca, saia esvoaçante e gola de plumas talvez mostrem que o caminho possa mesmo ser outro. Melhor enxergá-la, então, como difusora de tendências e comunicadora para as grandes massas.
A coleção tem hits, portanto. Como a calça de couro com cinto no cós, a outra com amarração lateral, e mais um punhado de peças que as consumidoras da Forum já estão usando (corselets, blusês transparentes, top cruzado tipo biquíni). Vamos então assumir e colocar a marca atrás do bonde. Afinal, moda é business.
Na estréia da grife carioca Osklen, uma escorregadela no casting louro (não teria sido gostoso ver um modelo black desfilando alegremente de peruca?) e na atitude. Dá mais certo quando a grife consegue atravessar a rua, alcançando a moda lá do outro lado, em lugar de exercitar-se dentro do território dos catálogos de roupa de esqui ou no mundo da Prada Sport. Melhores momentos: o começo, em matelassê branco e cores de bebê; o grande poncho vermelho; o náilon das calças masculina. A marca de Oskar Metsavaht deixou de aproveitar o incrível momento do surfe (sua praia) para fazer os cruzamentos.
O mix, hoje, é a chave de tudo.
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