Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2003 - 02h38

Outro Canal: Internauta pode dar até 500 votos no "Big Brother"

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Uma única pessoa usando um mesmo microcomputador pode votar até 500 vezes nos "paredões" do "Big Brother Brasil 3". Esse é o limite que a TV Globo impôs depois do paredão de 25 de fevereiro, que teve mais de 19 milhões de votos e levantou suspeitas de que poderia estar havendo manipulação no "reality show".

Após o último paredão de fevereiro, a Globo adotou um novo dispositivo de segurança, que alerta quando um mesmo IP (a cédula de identidade de cada microcomputador na internet) registra mais votos do que o limite imposto. "A gente derruba todo IP que tem um número excessivo de votos. Esse limite varia de 300 a 400 votos", revela J.B. de Oliveira, o Boninho, diretor do programa.

Apesar de ainda não ser infalível contra ações de hackers, o dispositivo derrubou drasticamente a quantidade de votos pela internet. Os 16 milhões (só internet) de 25 de fevereiro caíram para cerca de 4 milhões na última semana.

A Globo refuta qualquer insinuação de que seu sistema de votação pode permitir manipulações externas que interfiram no resultado final. Diz que o limite de até 500 votos pela internet (0,0125% num universo de 4 milhões) e o custo das ligações telefônicas (R$ 0,27) inviabilizam mobilizações maciças de torcedores de determinado competidor.

Ainda segundo Boninho, a quarta edição de "BBB" só deverá ir ao ar no início de 2004.

OUTRO CANAL

Combate

Na guerra das TVs pelo ibope da cobertura da guerra no Iraque, a Rede TV! embarca hoje para o Oriente Médio um repórter e um cinegrafista. Eles tentarão chegar, por terra, até Bagdá. Com a cobertura da guerra, o "Repórter Cidadão", na sexta, foi "esticado" em 45 minutos e conseguiu a proeza de superar o "Brasil Urgente" (Band) no Ibope. Foi uma estratégia típica de guerrilha de TV.

Piada 1

"Fábrica Maluca", novo programa infanto-juvenil de Eliana, que estreou na Record há duas semanas, às 11h, é nocivo para crianças. Esta é a conclusão dos técnicos em classificação indicativa do Ministério da Justiça, após análise de sinopse do programa.

Piada 2

Em despacho no "Diário Oficial" da União da última quinta, "Fábrica Maluca" foi classificada como inadequada para antes das 20h (12 anos), por "temática adolescente". A Record vai recorrer.

Exportação

Pela primeira vez, a TV Salvador e a Bahia Vídeo, empresas da Rede Bahia, do grupo de Antonio Carlos Magalhães, vão participar da feira de TV de Cannes, uma das principais do mundo, que acontece nesta semana. Tentarão vender para o exterior dez gravações de shows de artistas baianos.

Majestade

O ex-craque Pelé é o convidado de hoje do "Cartão Verde" (TV Cultura, 20h), que está comemorando dez anos no ar.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Especial
  • Acompanhe as notícias do "Big Brother Brasil 3"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página