Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2007 - 20h40

Biometria confirma identidade de marinheiro de "O Beijo" de Eisenstaedt

Publicidade

da Ansa, em Washington

Um exame de biometria confirmou que é Glenn McDuffie o marinheiro que aparece beijando uma enfermeira na Times Square na foto de Alfred Eisenstaedt conhecida como "O Beijo".

Reprodução
Fotografia foi tirada após anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial
Fotografia foi tirada após anúncio do fim da Segunda Guerra Mundial

McDuffie sempre afirmou ser ele o protagonista daquele que é um dos beijos mais reproduzidos da história da fotografia, na imagem em preto e branco capturada por Eisenstaedt em Nova York no dia em que foi anunciado o final da Segunda Guerra Mundial.

A certeza veio agora, 62 anos depois da tomada de imagem, com o resultado das análises realizadas por Louis Gibson, uma especialista em biometria do Texas, nos Estados Unidos.

"É ele", disse Louis, especialista que, em colaboração com a polícia de Houston, já ajudou na resolução de mais de cem crimes.

Louis fotografou McDuffie e inseriu as informações em um computador para confrontar a biometria do marinheiro com aquela do autor do beijo e o programa confirmou a compatibilidade.

"O rosto, o nariz, a forma dos supercílios, os cabelos, tudo corresponde", afirmou a especialista.

Alfred Eisenstaedt --fotógrafo alemão de origem judaica que migrou para os Estados Unidos, nascido em 1898 e morto em 1995-- não conhecia as duas pessoas que registrou.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página