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25/03/2003 - 04h30

Grande vitrine de surpresas, Curitiba junta blefes e promessas

SERGIO SALVIA COELHO
da Folha de S. Paulo em Curitiba

Um festival que oferece 180 espetáculos tem as vantagens e as desvantagens de uma grande vitrine: dá rara visibilidade a alternativos, mas acaba promovendo uma corrida a rótulos berrantes. Na ânsia de transgredir o esperado, atores se lambuzam de lodo e glacê de bolo, dançam com balões (como na peça "Pequena Epifania, Um Réquiem para Todos Nós") e simulam orgasmos, para o terror ou a piedade da platéia.

Lado a lado, como laranjas na feira, espetáculos-blefe acabam contaminando corretos trabalhos escolares, e é preciso serenidade para lembrar que "A Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo", de Brecht, é só um exercício proposto por Marcelo Lazzarato a seus alunos da Unicamp.

Apesar de belas imagens, a peça não promove a discussão. A didática está na aplicação quase ao pé da letra de técnicas brechtianas.

Se escapar à pretensão, porém, forte tentação após a exposição no festival, o grupo tem condições para percorrer os mesmos caminhos da outra companhia de Lazzaratto, a Elevador Panorâmico, que, com semelhantes origens, firma o pé na Mostra Oficial.

Por contraste, peças que se propõem apenas a contar bem uma boa história acabam se destacando pela honestidade. O clássico de Charles Dickens, "Grandes Esperanças", é bem defendido por atores seguros e pelo diretor/adaptador curitibano Luciano Coelho que, embora vindo de uma premiada carreira no cinema, busca antes de tudo o despojamento teatral nessa sua estréia no palco. Falta correr o risco de sintetizar mais a longa história, diminuindo as narrações submissas demais às fontes literárias.

Evidentemente, o que o público garimpa na lista diária do festival é a soma de tudo isso: um espetáculo de linguagem inovadora, desenvolvida antes de tudo para servir a seu conteúdo, que una despojamento e profundidade. No Fringe, o exemplo até agora é "A Volta ao Dia..." , de Márcio Abreu. Na Mostra Oficial, o deslumbrante "Mire Veja", da Cia. do Feijão. Mas a eles se deve um espaço maior do que essas breves crônicas do front teatral curitibano.

A Peça Didática de Baden Baden sobre o Acordo:

Grandes Esperanças:


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