Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2007 - 22h15

Paradas do orgulho gay atraem 300 mil na Holanda e Suécia

Publicidade

da France Presse, em Estocolmo

Mais de 300 mil pessoas participaram neste sábado nos desfiles do orgulho gay em Amsterdã e Estocolmo, incluindo representantes da Igreja Luterana da Suécia.

Ao som de música eletrônica, a festa de Estocolmo, o maior desfile no norte da Europa em favor dos direitos dos homossexuais, bissexuais e transexuais, durou várias horas.

Nick Rain/Efe
Participante da parada gay
Participante da parada gay

Quase 60 mil pessoas desfilaram diante de 500 mil espectadores, informou Anders Wallner, porta-voz do evento.

Sob uma faixa com o lema "o amor é mais forte que tudo", 30 pastores protestantes desfilaram para "romper o grande silêncio das massas" que afeta as minorias sexuais, explicou a Igreja Luterana sueca.

Desde janeiro, os casais homossexuais podem pedir a benção da união à Igreja sueca. O país escandinavo, pioneiro na legalização da adoção por parte dos gays, parece seguir em direção do matrimônio religioso do grupo.

Estocolmo receberá a passeata européia do orgulho gay no verão de 2008.

Pelo menos 250 mil pessoas participaram neste sábado da Parada do Orgulho Gay de Amsterdã, que percorre os canais históricos do centro da cidade, segundo a polícia holandesa.

De acordo com os organizadores, pelo menos 70 barcos e mais de 375 mil participantes, incluindo gays, lésbicas e heterossexuais, prestigiaram o evento.

A Gay Pride de Amsterdã acontece no momento em que a grande comunidade homossexual da cidade, conhecida por sua tolerância, está abalada pelas repetidas agressões homofóbicas ocorridas nos últimos meses, o que fez soar o alarme em várias associações de defesa dos homossexuais.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página