Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2003 - 06h08

Documentário "Gimme Shelter" enterra sonho hippie

LÚCIO RIBEIRO
da Folha de S.Paulo

Talvez o mais importante documentário de música jovem de todos os tempos, "Gimme Shelter" era para ser apenas o registro de uma turnê americana do Rolling Stones. Mas o filme, que será exibido no canal pago HBO, tornou-se o mais intimidante documento sobre o rock desde sempre.

Foi no show de encerramento dessa turnê, em 6 de dezembro de 1969, no autódromo de Altamont, na Califórnia, que morreu o jovem negro Meredith Hunther, 18. Ao som de "Under My Thumb", ele foi espancado e esfaqueado na frente do palco por motoqueiros dos Hell's Angels, escalados para fazer a segurança do evento.

O pesado clima que paira sobre a turnê neste "Gimme Shelter" vinha se acumulando naquele 1969. Em julho, o guitarrista Brian Jones -que havia deixado o grupo pouco antes- foi encontrado morto afogado na piscina de sua mansão. Dois dias depois, com Mick Taylor como substituto, os Stones fizeram um histórico show para 250 mil pessoas no Hyde Park, em Londres. No mês seguinte, viria Woodstock, o sonho hippie (sepultado em Altamont).

Para fazer o documentário, a banda contratou os irmãos David e Albert Maysles. Em dez dias, eles captaram os Stones tocando e relaxando em hotéis. Quando chegou a vez de Altamont, na frente de 350 mil pessoas, os Hell's Angels aprontaram no show de abertura, do Jefferson Airplane: agrediram o vocalista Marty Balin.

O assassinato de Hunther interrompeu o show dos Stones, que tiveram de sair do local de helicóptero. Até hoje, mesmo comparado a eventos como Roskilde (quando oito pessoas morreram durante o festival em 2000), Altamont continua chocante.


GIMME SHELTER
Quando: hoje, às 2h45, no canal HBO
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página