Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2003 - 18h38

Madonna recua e tira imagens polêmicas de clipe; assista agora

da Folha Online

A cantora Madonna recuou e tirou do videoclipe da canção "American Life" todo o conteúdo que poderia ser ofensivo aos Estados Unidos e a países do Oriente Médio por causa da guerra do Iraque.

O clipe, gravado em março passado em Los Angeles e dirigido por Jonas Akerlund, foi proibido pela própria Madonna depois que a guerra começou.

Reprodução
Assista ao vídeo
Madonna em frente à bandeira
do Brasil; assista ao clipe
Na nova versão, nada de críticas. Na versão anterior, que chegou a ir ao ar nos Estados Unidos e foi exibido durante um dia todo na MTV Brasil, mulheres desfilam com roupas militares e armas.

No clipe antigo, Madonna sequestra, rouba e mata. Há também imagens de crianças muçulmanas.

A imagem mais contundente, que encerrava o vídeo de "American Life", foi retirada do vídeo. Nela, um sósia do presidente George W. Bush acendia um charuto com um isqueiro em forma de granada, supondo-se que ele explodiria.

Tudo isso foi retirado da nova versão. Nela, Madonna aparece de uniforme militar, como aparecia anteriormente, em close de rosto enquanto as bandeiras de todas as nações surgem no fundo da tela, em cromaqui, inclusive a do Brasil.

O clipe termina com a bandeira dos Estados Unidos.

Depois da polêmica, a cantora chegou a divulgar por meio de sua agente, Liz Rosenberg, que iria alterar algumas imagens, mas não modificar o conteúdo do clipe, o que não aconteceu.

Especial
  • Assista ao videoclipe: 56 k | alta velocidade (Use o Windows Media Player)
  • Ouça o CD "American Life" na íntegra

    Sites relacionados
  • Conheça o site oficial de Madonna
  • Visite o site da Warner Music
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página