Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2003 - 20h45

Público aplaude "Carandiru" de pé por 5 minutos em Cannes

PEDRO BUTCHER
crítico da Folha de S.Paulo, em Cannes

Na contramão da imprensa internacional, o público aplaudiu de pé o filme brasileiro "Carandiru", de Hector Babenco, na primeira exibição aberta realizada no Festival de Cannes, que terminou à 1h, horário local (20h no Brasil).

Baseado no livro "Estação Carandiru", de Drauzio Varella, colunista da Folha, o filme foi exibido no Teatro Lumière e acompanhado atenciosamente por cerca de 1.500 pessoas, quase a lotação máxima do local.

Diferentemente da imprensa, que deixou o teatro onde o filme foi exibido antes mesmo de ele terminar e recebeu o longa com pouco entusiasmo, o público aplaudiu "Carandiru" durante 5 minutos, em pé, mostrando boa receptividade.

Reações

O público riu nos momentos engraçados do filme e ficou em silêncio, como se estivesse em choque, em reação às cenas mais violentas, como a em que Zico (Wagner Moura) queima Deusdete (Caio Blat) na cela.

Da platéia, o elenco do filme que está em Cannes --Rodrigo Santoro, Maria Luísa Mendonça, Caio Blat, o diretor e o médico Drauzio Varella, entre outros membros da equipe de produção-- acompanhou a exibição.

O cineasta alemão Wim Wenders, Patrice Chereau, presidente do júri do Festival de Cannes, e Michael Barker, executivo da Sony Classics, também participaram da sessão. Barker é um dos principais executivos da Sony que dão atenção ao cinema brasileiro, já tendo distribuído no exterior "Central do Brasil" e "Eu Tu Eles".

Babenco ficou emocionado com a recepção do público e chorou no final, por causa dos aplausos.

Investimento

Antes de ver o filme, a Sony Classics ofereceu um jantar para convidados. Após a sessão, o elenco do filme foi para uma festa, também para convidados, no hotel Carlton.

O elenco subiu as escadarias do Teatro Lumière às 10h30, posaram para fotógrafos e sentaram todos na mesma fileira. "Carandiru" será reprisado no próximo domingo, último dia do festival, quando acontece uma maratona para a imprensa.

Desde a semana passada, "Carandiru" se tornou o filme brasileiro mais visto nos cinemas do país, com um público de 3.321.199 espectadores, mais que "Cidade de Deus" e que os filmes de Xuxa. O filme entra agora na quinta semana de exibição.

Colaborou a Folha Online

Leia mais
  • Em Cannes, "Carandiru" gera pouco interesse na imprensa
  • Imprensa tem reação contida ao ver "Carandiru" em Cannes
  • Veja os bastidores do festival no nosso "blog"

    Especial
  • Saiba mais sobre a 56º edição do Festival de Cannes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página