Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2003 - 11h44

Cineasta Walter Khouri morre aos 74 em SP

da Folha Online

O cineasta Walter Hugo Khouri morreu hoje, às 5h da manhã, vítima de infarto. Khouri tinha 74 anos e estava em sua casa, em São Paulo.

Khouri, que iniciou a carreira em 1952 como diretor, é autor de 26 filmes, entre eles "Noite Vazia", "Amor Estranho Amor", "O Corpo Ardente", "Eu", "As Amorosas", "O Anjo Da Noite", "Paixão e Sombras" e "Eros".

Os mais famosos são "Noite Vazia", que concorreu ao prêmio de Cannes (França), e "Amor Estranho Amor", com a apresentadora Xuxa. Em 1960, ganhou o prêmio de melhor roteirista do Festival Internacional de Mar del Plata, na Argentina, com o filme "Na Garganta do Diabo".

Divulgação

Walter Khouri morreu aos 74 anos em São Paulo
Khouri nasceu em São Paulo em 29 de outubro de 1929 e formou-se na Vera Cruz, onde foi assistente de Lima Barreto em "O cangaceiro" (1953). Suas influências foram os cinemas americano, japonês, sueco e italiano. Nos anos 60, enquanto o Cinema Novo queria mostrar o "verdadeiro Brasil", Khouri dedicava-se ao cotidiano da classe média e seus problemas existenciais --o que lhe rendeu várias críticas dos "cinemanovistas". O teor erótico de seus filmes, mais evidente a partir dos 70, também foi alvo de críticas.

Glauber Rocha

No começo de sua carreira, o cineasta baiano Glauber Rocha (1939-1981) consultou Khouri, considerado o melhor diretor do cinema brasileiro, para saber o valor de um de seus curtas.

Em 1963, no livro "Revisão Crítica do Cinema Brasileiro", reeditado pela Cosac & Naify este ano, Glauber Rocha escreveu: "Walter Hugo Khouri é um artista equivocado e vítima de equívocos. O primeiro crime foi o endeusamento de uma crítica idealista. O segundo foi a intolerância de outra facção da crítica. Acuado pelos dois lados, está cada vez mais ilhado; não tem o sentimento do mundo, como diria Drummond; tem o sentimento do cinema total."

Com informações da Folha de S.Paulo

Leia mais
  • Conheça filmografia de Walter Hugo Khouri
  • Leia análise da obra de Walter Hugo Khouri
  • Canal Brasil presta homenagem a Walter Hugo Khouri
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página