Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2003 - 17h35

Festival de Gramado homenageia Milton Gonçalves e Cacá Diegues

da Folha Online

A 31ª edição do Festival de Gramado, que premia as melhores obras do cinema brasileiro e latino, homenageará o ator Milton Gonçalves e o diretor Cacá Diegues, pelo conjunto de sua obra. O festival acontece de 18 a 23 de agosto.

Gonçalves receberá o Oscarito, no dia 19 (terça-feira), troféu criado em 1990 para premiar pessoas cuja relevância da obra ajudou no engrandecimento do cinema nacional. O ator tem mais de 100 filmes em seu currículo, entre eles, "Carandiru" (2002), de Hector Babenco e "Eles Não Usam Black Tie" (1981), de Leon Hirszman.

No dia 20 de agosto, Cacá Diegues recebe o troféu Eduardo Abelin, que está em sua terceira edição e é entregue a uma personalidade ou entidade que tenha se destacado no desenvolvimento da arte e da indústria cinematográfica brasileira. Diegues é o responsável por filmes como "Bye Bye, Brasil" (1980) e o recente "Deus É Brasileiro" (2002), com Antônio Fagundes, que será exibido na Mostra Paralela, em Gramado.

As homenagens se estendem ainda ao ator José Lewgoy e ao diretor Walter Hugo Khouri, que morreram em 2003. Lewgoy foi um dos maiores incentivadores da criação do festival, em 1971. Ele recebeu um Kikito (prêmio máximo do festival) de Melhor Ator. em 1976, pelo filme "O Ibrahim do Subúrbio". Khouri, cineasta com 26 filmes no currículo, recebeu o Kikito de Melhor Diretor em 1975, por "Anjo da Noite". É dele o polêmico filme "Amor, Estranho Amor" (1982), que mostra a apresentadora Xuxa num papel extremamente sensual.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página