Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2003 - 02h31

Crítica: Sonoridade de "Maria Rita" rejeita a música dos anos 90

Publicidade

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

A sonoridade é mínima, diferente de tudo que se ouviu no Brasil dos anos 90. A antiga "Agora Só Falta Você" (Rita Lee-Luís Carlini) evoca os trios que acompanhavam Elis Regina nos anos 60, mas se beneficia do desrespeito às regras roqueiras originais e do texto que faz confissão na voz da moça. Ela hesitava em cantar, com medo do mundo e da mãe. Mas resolveu mudar, fazer o que queria fazer.

O vigor do trio pós-moderno arrefece ao longo do CD, em especial em momentos mais arrastados, sofridos, derramados. A sombra de Elis é vital, mas o período de que ela foi porta-voz, o mais sombrio da história recente daqui, não condiz com o Brasil de Maria Rita.

Por isso as três canções topetudas do menino Marcelo Camelo encaixam-se mais numa idéia de futuro que o bolero "Dos Gardenias" ou "Menininha do Portão", que Wilson Simonal gravou em 69. São belas versões, a lembrança a Simonal é nobre --mas o passado envelhece Maria precocemente.

Milton Nascimento percebe bem o conflito e tenta depositar festa no colo jovem. Mas sua música é antiquada, e a aceleração vai de ré --seu oposto, no CD, é o "Cara Valente" de Camelo.

Ainda é cedo para o grande salto, "Maria Rita" ajusta mais contas com o passado que com o futuro. É movido pelo profundo amor de Maria por Elis, como entrega "Estrela, Estrela" (81), só disponível via internet, para quem comprar o CD e tiver computador em casa.

Composta por Vitor Ramil (gaúcho como Elis), descreve prece apaixonada de Rita a Regina, de menina na Terra a estrela no céu: "É bom saber que és parte de mim/ assim como és parte das manhãs". Já está amanhecendo.

Avaliação:

Maria Rita
Lançamento:
Warner
Quanto: R$ 28, em média

Leia mais
  • "O posto dela não está vago", diz Maria Rita sobre a mãe, Elis
  • Maria Rita estréia enfrentando a "carga genética" da mãe Elis Regina

    Especial
  • Ouça "A Festa", música de lançamento do CD "Maria Rita"
  • Veja fotos de Maria Rita Mariano

    Sites relacionados
  • Ouça o primeiro CD de Maria Rita na Rádio UOL (exclusivo para assinantes)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página