Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2003 - 19h49

Acervo da Record tem imagens raras dos anos 60

Publicidade

da Folha Online

Os especiais dos 50 anos da Record têm despertado o interesse do espectador. Apesar de contar com a presença de apresentadores da casa e de outras emissoras, cantores e humoristas consagrados, o maior trunfo dos programas, exibidos sempre aos sábados à noite, são os programas antigos, produzidos pela emissora em seus primeiros anos de vida.

Arquivo Record
Imagem dos primeiros anos da Record
Cenas dos grandes festivais de música da década de 60, que consagraram nomes como Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, ou a rivalidade entre os programas musicais como "O Fino da Bossa" e "Jovem Guarda", são imagens que a emissora vem levando ao ar ao longo deste ano.

Contudo, se as imagens dos festivais são as mais exibidas, a importância do acervo da emissora não pára aí. Apesar de ter perdido parte de sua memória em quatro incêndios, a Record detém registros de fatos importantes da história brasileira e da própria TV brasileira.

Terceira emissora a ser criada no país, o acervo da Record guarda imagens registradas a partir da década de 60, como reportagens filmadas em película 16mm.

No ano em que comemora 50 anos, a emissora investe R$ 2 milhões na recuperação deste acervo.

Entre as imagens a serem restauradas estão as da construção da ponte Rio-Niterói e da avenida 23 de Maio. Shows de artistas internacionais realizados no palco da emissora e coberturas internacionais como a da Guerra do Vietnã também estão no acervo.

Os programas humorísticos também estão no acervo, como "Praça da Alegria", de 1960, com Ronald Golias, Manoel da Nóbrega, Borges de Barros e Renato Aragão, e "Família Trapo", de 1967, com Ronald Golias, Jô Soares, Otelo Zeloni e Nair Belo.A primeira versão de "Os Trapalhões" também pertence à Record, que possui as imagens de "Os Insociáveis", de 1973, com Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum.

Obviamente, além das raridades e de programas memoráveis, a emissora guarda também sua história mais recente a exemplo de atrações como "Leão Livre" e "Cidade Alerta".

Leia mais
  • Aos 50, Record comemora e fala em superar audiência do SBT
  • "Nós gostaríamos que o 'Cidade Alerta' nem precisasse existir"
  • Conheça os fatos que marcaram a história da TV Record em 50 anos


    Especial
  • Veja galeria com fotos de festivais e musicais
  • Veja galeria com fotos de programas
  • Veja se você conhece a história da Record
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página