Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2003 - 08h03

TV e cinema "hospedam" Furtados

Publicidade

free-lance para a Folha de S.Paulo, no Rio

O filho anônimo participou do filme do pai famoso. Pelo papel, foi convidado para um teste. O teste agradou e ele foi parar na novela das oito, ficando quase tão famoso quanto o pai, que também trabalha para a mesma emissora --embora os dois raramente tenham se encontrado ultimamente, justamente por causa do trabalho.

A história é de Pedro Furtado, o Fred de "Mulheres Apaixonadas". Ele foi convidado a participar de um teste em Porto Alegre depois de seu papel em "Houve uma Vez Dois Verões", dirigido por seu pai, o cineasta Jorge Furtado. "Achei que era para ficar no banco de atores da Globo, mas mostraram o teste para o Ricardo Waddington [diretor da novela], que mostrou para o Manoel Carlos [o autor], e me chamaram", conta Pedro.

Com o final de "Mulheres" se aproximando, o ator tem ganhado destaque com o papel do aluno que tem um caso com a professora que apanha do marido, vivida por Helena Ranaldi.

Enquanto isso, Jorge Furtado se prepara para começar as filmagens de "Cena Aberta", série de programas da Globo que vai misturar ficção e documentário ao mostrar o processo de encenação de um texto. Serão mostradas obras de autores como Tolstói e Clarice Lispector, e deve ir ao ar em dezembro.

"Vamos mostrar a escolha do elenco, os testes, a procura de locações, todo o processo para uma produção. E a obra encenada, o resultado, também será exibida", diz o diretor de "O Homem que Copiava". As filmagens devem começar nesta semana, no Rio Grande do Sul.

Furtado, o pai, 44, assinou também o roteiro de dois episódios de "Cidade dos Homens", série da produtora O2, que deve ir ao ar em outubro. E ainda acompanha a carreira do filho. "Quando não consigo ver a novela, gravo". Ele diz que não teve nada a ver com a ida de Pedro para a Globo. "A única coisa que fiz foi colocá-lo no meu filme."

Pedro, 19, que só tinha feito teatro amador até então --além do filme do pai-- viu a vida mudar radicalmente após "Mulheres". Mudou-se para o Rio, morando sozinho pela primeira vez, e não sai na rua sem ser
reconhecido. "As pessoas me chamam de Fred, dão conselhos como se eu fosse o personagem."

Não é para menos. O personagem, de 17 anos, que começou como um tímido estudante com um amor platônico pela professora, há algumas semanas protagonizou uma cena de sexo com Helena Ranaldi. "Achei que seria uma cena muito difícil, mas me surpreendi. A equipe me deixou à vontade", conta Pedro, que não esconde o sotaque gaúcho na novela. "Manoel Carlos achou bom deixar o sotaque. Para mim é melhor, sai mais natural. Ele manda o texto com "você" e eu mudo para "tu"..."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página