Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 15h03

Evento na Europa resgata dimensão universal da música barroca

Publicidade

da France Presse, em Paris

Vinte cidades européias participam este ano do evento francês Mês do Barroco Latino-americano que, de 7 a 5 de dezembro, levará ao público "a dimensão universal da linguagem musical barroca".

Nesta terceira edição, o evento ultrapassa as fronteiras francesas, estendendo-se para Espanha e Alemanha.

O mês do barroco apresentará um compositor religioso de origem portuguesa que trabalhou na Europa imperial e colonial, Gaspar Fernandes (1565 ou 1570-1629), "cuja trajetória engloba o velho e o novo mundos, misturando dialetos africanos e ameríndios em suas obras de uma modernidade incrível", explicaram os organizadores.

Fernandes escreveu peças em "negrito" (transcrição para o castelhano da linguagem dos escravos), destinadas aos escravos negros da Nova Espanha.

"Revelações"

As edições anteriores do Mês do Barroco Latino-americano, em 2001 e 2002, e o selo fonográfico K617, que se especializou no resgate deste estilo musical, revelaram o compositor jesuíta Domenico Zipoli, espécie de Orfeu dos índios guaranis, chiquitos e moxos, que está de volta no programa deste ano.

Esta será uma boa oportunidade para fazer um paralelo entre o trabalho feito, com a mesma vontade, pelos jesuítas na China, e o do religioso católico chinês Wu li Yushan (1632-1718), cuja confraria de músicos da igreja de Beitang, em Pequim, eterniza a sua música até os nossos dias.

Mais de trezentos músicos participarão do terceiro Mês do Barroco Latino-americano itinerante. A começar pelo argentino Gabriel Garrido e seu conjunto Elyma, pelos cubanos do conjunto Ars Longa de Havana e pelo conjunto francês XVIII-216 Musique des Lumières, o qual unirá suas vozes e instrumentos aos dos artistas chineses para interpretar um ofício dedicado à Virgem Maria do século 17.

Ao longo deste festival itinerante se unirão a estes artistas conjuntos vocais das cidades francesas de Aix-En-Provence, Nimes, Dijon e Metz.

A igreja de São Nicolau de Berlim (Alemanha) será palco de um concerto de música sagra barroca caribenha com a participação do conjunto Ars Longa e o Coral da Catedral de Metz.

Na Espanha, Ars Longa e Elyma interpretarão no Teatro Lope de Vega de Valladolid, a "Fiesta criolla", dedicada ao nascimento da Virgem, composição que mistura liturgia católica e tradições populares bolivianas. Este espetáculo também será apresentado em Paris.

Finalmente, na Casa de América de Madri, Ars Longa interpretará "El Cancionero Musical", de Gaspar Fernandes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página