Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2004 - 16h55

Cópias de filmes enviados ao júri do Oscar aparecem na internet

Publicidade

da Folha Online

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas informou hoje que foi descoberta uma cópia digital do filme "O Último Samurai" circulando na internet, um dia depois do anúncio de que o longa-metragem "Alguém Tem que Ceder", com Diane Keaton e Jack Nicholson, foi encontrado na rede mundial de computadores.

A notícia sobre o vazamento de cópias enviadas aos eleitores do Oscar é um empecilho a mais para Hollywood depois de meses de negociações entre especialistas do setor sobre se o envio de filmes em formato digital aos membros da comissão julgadora poderia levar à pirataria.

A Motion Picture Association of America, que representa os estúdios dos EUA, proibiu no ano passado a distribuição do chamado "screener" --cópia de filme enviada ao júri do Oscar-- nos formatos DVD e VHS em razão das preocupações com a pirataria. A medida foi parcialmente suspensa após a queixa de cineastas, produtores e companhias independentes.

A proibição dos "screeners" foi anulada por uma corte federal em dezembro passado, após ter sido abrandada por membros da Academia, que concordaram em não se desfazer das cópias.

Uma cópia de "Alguém Tem que Ceder", da Sony Pictures Entertainment, foi encontrada na internet e pode ser baixada em um computador doméstico, informou ontem um porta-voz da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede o Oscar.

Os estúdios possuem cópias protegidas de seus "screeners", com códigos especiais que possibilitam rastreá-las até seus destinatários.

O jornal "The Los Angeles Times" divulgou que a cópia digitalizada teria vindo de Carmine Caridi, ator de cinema e televisão de 69 anos que atuou em "O Poderoso Chefão 2", mas autoridades do setor não quiseram comentar o assunto.

Malcolm Cassell, agente de Caridi, afirmou que o ator contratou um advogado e que ele está "muito constrangido", apesar de não explicar exatamente como a cópia teria vazado.

A Academia informou que a Warner Bros. ainda não identificou a origem da cópia de "O Último Samurai". O longa estrelado por Tom Cruise estava entre os dez filmes mais vistos nos EUA na última semana e já arrecadou mais de US$ 97 milhões desde sua estréia.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página