Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2004 - 19h00

Estilistas criam modelos inspirados nos 450 anos de São Paulo

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

São Paulo e seus 450 anos. Em torno desse fato, que está voltando todas as atenções para a cidade, a cenógrafa Daniela Thomas, o empresário Paulo Borges e os 37 estilistas e marcas que participam da 16ª edição da São Paulo Fashion Week vão homenagear com um desfile a cidade que é referência de moda no país. O evento, que acontece no próximo domingo, dia 25, às 20h (para convidados), faz parte do calendário oficial das comemorações pelo aniversário da cidade.

Reprodução
Croqui de modelo da
Patachou para o desfile
Cada estilista criou dois looks exclusivamente para o evento, inspirados na cidade e em sua história, tendo como referência principal um manifesto assinado pela diretora artística Daniela Thomas.

O desfile, sob a direção de Paulo Borges, será realizado em uma grande tenda montada no estacionamento do Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo.

Criações

O texto de Thomas celebra o ecletismo, que ela define como a essência da cidade. A construção e a desconstrução que formam, na opinião de Thomas, a cultura global da metrópole, e sua vocação à inquietude e à transformação também nortearam as criações dos estilistas.

A marca V.Rom, de Rogério Hideki e Vitor Santos, adaptou algumas das peças de sua coleção para o outono-inverno 2004 para fazer a homenagem à cidade. Para criar os dois looks --um terno e um abrigo-- que serão apresentados, os estilistas lançaram mão de elementos da cultura rock e do universo hip hop, expressando a atitude de cada um destes segmentos em relação à cidade.

Já o estilista Jefferson Kulig disse que os dois modelos que vai apresentar são seqüências do trabalho que desenvolve em artes plásticas e estão relacionados ao movimento concretista paulista.

As peças são junções de duas estruturas (tecido e ferro) e se moldam no corpo formando o que ele define como roupa-objeto/escultura. Além do ferro, Kulig vai usar borracha na confecção de suas peças.

O estilista justificou a escolha do concretismo dizendo que o movimento foi um "marco da arte brasileira e do desenvolvimento cultural da cidade".

Tereza Santos, da Patachou, escolheu looks que, em sua opinião, "captam o senso de estrutura e energia que envolvem a cidade de São Paulo".

Para compor esses looks, Tereza Santos vai usar tricô, malha e cores que, de certa forma, retratam as cores de ruas, edifícios e fachadas de São Paulo.

Duda Molinos assina cabelo e maquiagem do casting e o DJ Zé Pedro será o responsável pela trilha sonora do desfile. A imagem de moda é de Paulo Martinez.

O evento é uma realização do Calendário Oficial da Moda Brasileira São Paulo Fashion Week, com patrocínio da Vivo. O Palácio das Indústrias fica na av. Mercúrio, s/nº, Parque D. Pedro, SP.

Leia mais
  • Leia o manifesto de Daniela Thomas para o desfile dos 450 anos

    Especial
  • Saiba mais sobre os 450 anos de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página