Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 11h40

Fernando Meirelles é indicado ao Oscar de Melhor Diretor

Publicidade

da Folha Online

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, 47, de "Cidade de Deus", foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor. O anúncio aconteceu hoje de manhã em Hollywood, Los Angeles, no teatro Samuel Goldwyn, que fica na sede da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O brasileiro disputa o Oscar com Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei"), Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros"), Clint Eastwood ("Sobre Meninos e Lobos") e Peter Weir ("Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo").

Chris V.Ameln/Folha Imagem
O cineasta Fernando Meirelles
No ano passado, "Cidade de Deus" deveria ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, mas ficou fora da disputa.

A Miramax, distribuidora internacional do filme, no entanto, fez uma campanha para que o filme fosse incluído novamente nas indicações. Para isso, o filme reestreou nos Estados Unidos, onde foi um sucesso de bilheteria.

A campanha da Miramax, o estúdio mais poderoso do cinema mundial, deu certo: "Cidade de Deus" também foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani e Paulo Lins), ao de Melhor Edição (Daniel Rezende) e de Melhor Fotografia (para César Charlone).

Carreira

Nascido em São Paulo, Meirelles iniciou sua carreira realizando vídeos experimentais enquanto estudava arquitetura na USP (Universidade de São Paulo).

Do grupo de amigos da faculdade, fundou a produtora independente Olhar Eletrônico e, nos anos 80, começou a produzir programas de TV, entre eles a série protagonizada por Ernesto Varela (personagem criado pelo jornalista Marcelo Tas), a "TV Mix" e a série infantil "Castelo Rá-Tim-Bum".

No final da década de 80, o diretor se voltou para a área publicitária, meio em que é considerado um dos mais respeitados. No início dos anos 90, ao lado de Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, ele montou a produtora O2 Filmes, cuja sede é em São Paulo.

No cinema desde 1996, ele fez "O Menino Maluquinho 2 - A Aventura", co-dirigido por Fabrizia Alves Pinto; "E No Meio Passa um Trem" (curta de 1998 co-dirigido por Nando Olival); "Domésticas, o Filme" (2001), co-dirigido com Nando Olival; o curta "Palace 2" (2001), com Kátia Lund; e "Cidade de Deus" (2002), também com Lund.

Na TV Globo, dirigiu um episódio do programa "Comédia da Vida Privada" e a série "Cidade dos Homens", fruto do sucesso de "Cidade de Deus" nos cinemas.

Prêmio

No sábado passado, o seriado "Cidade dos Homens", produzido pela O2 Filmes, de Meirelles, e pela Rede Globo, recebeu o Prêmio de Ouro da 17ª edição do Festival Internacional de Programas Audiovisuais em Biarritz, na França.

A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 29 de fevereiro e será transmitida ao vivo para a TV.

Leia mais
  • "Cidade de Deus" tem 4 indicações; "Carandiru" fica fora do Oscar
  • Veja a lista dos filmes indicados ao Oscar 2004

    Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  • Veja galeria de fotos dos indicados ao Oscar 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página