Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 12h05

"Cidade de Deus" tem 4 indicações; "Carandiru" fica fora do Oscar

Publicidade

da Folha Online

Sucesso nos cinemas brasileiros, na Europa e nos Estados Unidos, o filme "Cidade de Deus" (2002) entra na disputa pelo Oscar com quatro categorias. Na principal delas, o cineasta Fernando Meirelles concorre ao prêmio de Melhor Diretor.

É a primeira vez que um filme brasileiro aparece em quatro categorias, entre as principais (além de Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia).

Em 1998, quando o Brasil obteve duas indicações, Fernanda Montenegro foi indicada para Melhor Atriz por sua atuação em "Central do Brasil", que também concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro.

Fora do páreo

"Carandiru" (2003), de Hector Babenco, que poderia ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, ficou de fora. A categoria será disputada por "As Invasões Bárbaras" (Canadá), "Evil" (Suécia), "The Twilight Samurai" (Japão), "Twin Sisters" (Holanda) e "Zelary" (República Tcheca).

Há seis anos o Brasil não consegue uma indicação entre os estrangeiros. No ano passado, a Academia já havia rejeitado "Cidade de Deus".

Havia grande expectativa sobre a indicação de Babenco, uma vez que ele já havia tido filmes indicados em edições passadas.

Prestígio

Na corrida pelo Oscar, "Cidade de Deus" disputa com Fernando Meirelles para Melhor Diretor, e divide a chance de premiação também por Roteiro Adaptado com Bráulio Mantovani e Paulo Lins; Melhor Edição (com Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (para César Charlone).

O brasileiro disputa o Oscar de Melhor Diretor com Peter Jackson ("O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei"), Sofia Coppola ("Encontros e Desencontros"), Clint Eastwood ("Sobre Meninos e Lobos") e Peter Weir ("Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo").

A indicação de "Cidade de Deus" a quatro categorias é uma reafirmação para o cinema brasileiro, que no ano passado cresceu em número de produções.

Além disso, a indicação pode ser encarada como uma correção à injustiça realizada no ano passado quando ele não foi nominado para a categoria de estrangeiros.

A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá em 29 de fevereiro e será transmitida ao vivo para a TV.

Leia mais
  • Saiba quem é Fernando Meirelles
  • Brasileiro pode ser o 1º latino-americano a ganhar o Oscar de direção
  • Veja a lista dos filmes indicados ao Oscar 2004
  • "O Senhor dos Anéis" recebe terceira indicação de Melhor Filme

    Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página