Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2000 - 18h00

Elenco de "O Auto da Compadecida" faz pré-estréia do filme em SP

Publicidade

Divulgação

Selton Mello e Matheus
Nachtergaele em "Auto"
da Folha Online

Parte do elenco da minissérie global que virou filme, "O Auto da Compadecida", participa na noite desta terça-feira de uma pré-estréia no Shopping Jardim Sul, em São Paulo. Selton Mello, Bruno Garcia e Virgínia Cavendish estão na cidade para divulgar o filme.

"O Auto da Compadecida", baseada na famosa peça de Ariano Suassuna e exibida pela Globo em janeiro de 99, é a primeira série de TV que, apenas com recursos de edição e mixagem de som, foi transformada em filme, sob a direção de Guel Arraes, mestre nos projetos especiais da TV Globo e responsável pelos inesquecíveis "Armação Ilimitada" e "TV Pirata".

Arraes, que também estará na pré-estréia, disse que é sua estréia no cinema. Segundo ele, fazer o caminho inverso -lançar uma produção primeiro na TV e depois no cinema- pode ser uma grande solução para alavancar a produção do cinema nacional. "O Auto da Compadecida", o filme, foi impulsionado pela Globo Filmes, empresa da própria TV Globo que vai se dedicar exclusivamente à co-produção e à produção de cinema.

Divulgação

Matheus Nachtergaele e
Lima Duarte em "Auto"
"O Auto da Compadecida" tem no elenco Fernanda Montenegro (Nossa Senhora), Matheus Nachtergaele (João Grillo), Selton Mello (Chicó), Diogo Vilela, Denise Fraga, Rogério Cardoso, Lima Duarte, Marco Nanini, Enrique Diaz, Aramis Trindade, Bruno Garcia, Luís Melo, Maurício Gonçalves e Virgínia Cavendish.

A série foi filmada em película (35 milímetros, o formato para cinema) e custou R$ 2 milhões. Segundo Arraes, "Auto" virou filme por pura coincidência. "Não tinha isso em mente quando fiz a série, mas achei a idéia fantástica", disse. Para transformar a série, foram gastos mais R$ 400 mil, na remixagem do áudio e no corte de uma hora de fita.

O filme estréia nesta sexta-feira, dia 15, com mais de 80 cópias pelo país, distribuídas pela Columbia Tristar Pictures do Brasil.

De acordo com Arraes, o cinema é mais criterioso com a qualidade por mostrar mais que a TV, como, por exemplo, os planos de cena, pequenas falhas de figurino, cenário ou até de filmagem. Para ele, isto deve imprimir à TV e ao cinema maior agilidade e dinâmica com alto padrão de qualidade. "Auto" foi filmada em 36 dias no interior de Pernambuco.

"O Auto da Compadecida" conta a história de João Grillo, um esperto do interior do Nordeste que, para sobreviver à pobreza e à fome, se envolve nas mais diversas tramas com os moradores da cidade, sempre tentando se beneficiar enganando os outros. Ele sempre tenta beneficiar a si mesmo e ao amigo Chicó.

O próprio Guel Arraes, que se diz um apaixonado pela obra de Suassuna, se definiu como um João Grillo ao adaptar a minissérie para cinema, por ter se beneficiado da iniciativa.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página