Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2004 - 12h16

Estrelas invadem capital alemã para o Festival de Cinema de Berlim

Publicidade

JUAN CARLOS TELLECHEA
da France Presse, em Berlim

O diretor do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Dieter Kosslick, dará as boas-vindas na quinta-feira (5) às estrelas que começarão a chegar ao evento, um dos mais interessantes dos últimos anos, e que será inaugurado com a exibição fora de competição de "Cold Mountain", de Anthony Minghella.

Minghella e Jude Law, protagonista do filme inspirado na Guerra Civil dos Estados Unidos, serão os primeiros a desfilar pelo caminho das estrelas, o tapete vermelho estendido na Praça Marlene Dietrich, na entrada do Palácio do Festival. Nicole Kidman, atriz do filme, desistiu de viajar a Berlim.

Entre as estrelas do cinema internacional que passarão pela Berlinale, que acontece entre 5 e 15 de fevereiro, estão Jack Nicholson, Diane Keaton, Juliette Binoche, Robin Williams, Nick Nolte, Ethan Hawke, Fernando Solanas, Fernanda Montenegro, Carmen Maura, Juan Diego e Aitana Sánchez Gijón, entre muitas outras.

A antecipação das indicações ao Oscar este ano fará com que os astros de Hollywood permaneçam menos tempo na capital da Alemanha. Jude Law, Charlize Theron e Diane Keaton terão de estar no próximo dia 9 em Los Angeles para a reta final da premiação, que acontecerá em 29 de fevereiro.

Quase 400 filmes de 44 países integram o programa do evento, cujos temas centrais são América Latina, África do Sul e a música. "Os efeitos da globalização e as conseqüências das mudanças sociais na vida pessoal de cada um centralizarão a atenção da mostra", afirma Kosslick.

O diretor argentino Fernando Solanas, que receberá um Urso de Ouro em homenagem ao conjunto de sua obra cinematográfica, apresentará, em estréia mundial, o documentário "Memoria del Saqueo", sobre a crise econômica e social na Argentina.

No total, 23 filmes competem pelos Ursos de Ouro e Prata. Outros três longas-metragens serão exibidos fora de competição ("Alguém tem que Ceder", de Nancy Meyers, com Jack Nicholson, Diane Keaton, Keanu Reeves e Frances McDorman, "Lightening in a Bottle", documentário musical de Antoine Fuqua, e "Cold Mountain"). McDorman presidirá o júri internacional de sete membros da Berlinale.

Um destaque da mostra oficial é "Country of my Skull", do britânico John Boorman, com Samuel L. Jackson e Juliette Binoche, que trata da história da Comissão da Verdade na África do Sul.

A mostra Panorama também promete causar impacto sobre a opinião pública com filmes como "Traveling with Che Guevara" ("making of" de Gianni Mina sobre o filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles), "Le Ultime Ore del Che", de Romano Scavolini, e "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, com Fernanda Montenegro.

Kosslick dá sua receita para resistir à maratona de 11 dias do Festival de Berlim: "dormir cinco horas, fazer ioga, alimentar-se de maneira saudável e ter ótimo humor".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página