Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2004 - 18h10

Festival de Berlim começa amanhã com exibição de "Cold Mountain"

Publicidade

da France Presse, em Berlim

O 54º Festival Internacional de Cinema de Berlim começa nesta quinta-feira com a exibição de "Cold Mountain", de Anthony Minghella, com Nicole Kidman, Jude Law e Renée Zellweger no elenco.

No evento, que acontece até o dia 15 de fevereiro, serão exibidos 400 filmes nas diferentes mostras. Outras 400 produções serão apresentadas no Mercado Europeu do Filme, que ocorrerá paralelamente ao festival.

São 23 os filmes que concorrem ao Urso de Ouro e aos Ursos de Prata. Além de "Cold Mountain", outros dois filmes serão exibidos fora de competição na seção oficial.

O franco-brasileiro "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, estrelado por Fernanda Montenegro, Raul Cortez, Luis Percy e Laura Cardoso, será exibido na mostra Panorama.

"Fala Tu", de Guilherme Coelho, que retrata o cotidiano de três jovens moradores da periferia unidos pelo rap, integra a lista internacional da mostra de documentários Panorama Dokumente.

Astros e estrelas do cinema mundial estarão em Berlim durante o festival. Fernanda Montenegro, Jack Nicholson, Diane Keaton, Juliette Binoche, Carole Bouquet, Robin Williams, Nick Nolte, Ethan Hawke, Peter Fonda, Bud Spencer, Carmen Maura e Aitana Sánchez-Gijón estão entre os atores com presença confirmada no festival.

O cineasta argentino Fernando Solanas, que será homenageado com o Urso de Ouro pelo conjunto da obra no próximo dia 10, lançará "Memoria del Saqueo", um documentário sobre a crise econômica, social e moral na Argentina.

Também estarão presentes os diretores veteranos Eric Rohmer, que concorre ao prêmio com o filme de suspense "Triple Agent", que se passa durante a Guerra Civil Espanhola, e Theo Angelopoulos, que apresentará "Trilogy: The Weeping Meadow", um filme sobre o drama de refugiados gregos na Europa e nos Estados Unidos.

O britânico Ken Loach estreará "Fond Kiss Ae", sobre o amor de um imigrante paquistanês por uma jovem escocesa e o escândalo gerado pelo romance no seio de uma família católica de Glasgow.

Na cerimônia de gala "Cinema for Peace", na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, os atores Christopher Lee e Liza Minelli serão os convidados especiais.

A retrospectiva da Berlinale será dedicada à história do cinema americano, sob o título "New Hollywood 1967-1976. Trouble in Wonderland". Nesta seção serão apresentados sete filmes estrelados por Jack Nicholson.

Nicholson também apresentará, ao lado de Diane Keaton, o filme "Alguém Tem que Ceder" (Something's Gotta Give), de Nancy Meyers, no qual também atuam Keanu Reeves e Frances McDormand.

Uma seção será especialmente dedicada ao plano Marshall e sua aplicação na Alemanha, com a exibição da divertida sátira "Bienvenido, Míster Marshall!" (1952), um clássico do cinema espanhol dirigido por Luis G. Berlanga.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página