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10/02/2004 - 02h46

Outro Canal: Cultura vai lançar canal pago infantil

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DANIEL CASTRO
colunista da Folha

Mantida pelo governo do Estado de SP e com recursos escassos para investir até na própria programação, a TV Cultura promete lançar até o final do ano um canal pago que atingirá no máximo 3,5 milhões de domicílios no país.

O canal será voltado para crianças e terá programação não-inédita do acervo da Cultura, como "Castelo Rá-Tim-Bum" e "Cocoricó". Em janeiro, a Cultura contratou Mauro Garcia, ex-presidente da TVE, para fazer estudos de viabilidade e formatar o canal.

O discurso da Cultura para a aposta é o de que precisa se preparar para a TV digital. "Todas as TVs sérias do mundo estão se preparando para a digitalização. O caminho inevitável é o da multiplicação de canais", diz Jorge da Cunha Lima, presidente da deficitária Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Cultura.

Uma das possibilidades da TV digital é a de uma mesma freqüência se dividir em vários sinais. Seguindo essa hipótese, Cunha Lima vislumbra uma emissora pública segmentada em cinco canais: geral, infantil, notícias, educativo e esportivo. Mas, por enquanto, só trabalha no infantil.

"O grande vácuo da TV paga é o de um canal infantil nacional. Todos são importados", diz Cunha Lima. Segundo ele, não há restrição legal e o custo do canal "será bem barato", porque usará o acervo. "E vamos utilizar o ganho sobre a televisão no cabo para a produção de programação infantil."

Outro Canal

Treino 1


Romário ainda não assinou com a Band, mas já faz planos para seu programa. "O cenário será um bar com pessoas bonitas. Sempre que der, vai rolar um rap", afirma o jogador, que promete à torcida do Fluminense: "Isso não vai me atrapalhar no futebol".

Treino 2

O tetracampeão planeja entrevistar muitos jornalistas esportivos e, quem sabe, o presidente Lula. Seu primeiro teste será como repórter no Carnaval de Salvador e na apuração do Rio.

Pizza 1

O secretário de Segurança Pública de SP, Saulo de Castro Abreu Filho, fez cara de paisagem para o caso "Gugu/PCC" no "Domingo Legal" de anteontem, onde faturou em cima das enchentes. Em setembro, Abreu acusou Gugu de "montar um personagem", antes mesmo de sua polícia desvendar a falsa entrevista com membros do PCC.

Pizza 2

Com o secretário, Gugu deu mais audiência (15 pontos contra 20 de Fausto Silva no Ibope) do que com a farsa do PCC (13). No Datanexus, Gugu empatou com Faustão (16 a 16) e ganhou do futebol (América x São Paulo), por 16 a 15.

Asa

O domingo foi bom também para a Band. O "Jogo da Vida", de Marcia Goldschmidt, chegou a encostar no "Domingo Legal", com picos de 12 pontos. A média foi de 6. "Chutando o Balde" deu 5.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br
 

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