Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2004 - 21h32

"Cidade de Deus" perde disputa em prêmio do cinema independente

Publicidade

da Folha Online

A produção neozelandesa "Encantadora de Baleias" superou hoje "Cidade de Deus" e levou o prêmio de melhor filme estrangeiro do Independent Spirit Awards, um dos mais importantes prêmios do cinema independente internacional.

Também estavam na disputa "Lilya 4-Ever" (Dinamarca), "Em Nome de Deus" (Irlanda) e "As Bicicletas de Belleville" (França).

A protagonista de "Encantadora de Baleias", Keisha Castle-Hughes, 13, disputa amanhã o Oscar de Melhor Atriz pelo longa-metragem. Ela entrou para a história como a mais jovem atriz a receber uma indicação nesta categoria.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia amanhã os vencedores do Oscar 2004 no Teatro Kodak, em Hollywood.

O brasileiro "Cidade de Deus" tem quatro indicações ao Oscar: Melhor Direção (Fernando Meirelles), Melhor Fotografia (César Charlone), Melhor Montagem (Daniel Rezende) e Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani).

Destaques

"Encontros e Desencontros", de Sofia Coppola, dominou hoje o Independent Spirit Awards, conquistando o prêmio de melhor filme, direção e roteiro, além de melhor ator para Bill Murray.

O longa-metragem dirigido pela filha de Francis Ford Coppola já conquistou vários prêmios, entre eles o Globo de Ouro, e pode levar amanhã Oscars em quatro categorias: melhor direção, melhor filme, melhor roteiro original e melhor ator.

A principal premiação do cinema independente escolheu Charlize Theron, de "Monster", como melhor atriz, Djimon Hounsou, de "In America", como melhor ator coadjuvante, e Shohreh Aghdashloo, de "House of Sand and Fog", como melhor atriz coadjuvante.

O Independent Spirit Awards é oferecido pela IFP (Independent Feature Project), uma associação que tem por objetivo incentivar a produção cinematográfica independente. Durante o ano, ela oferece bolsas a cineastas que não têm contrato com grandes estúdios e, além disso, costuma premiar primeiros trabalhos de diretores e filmes não-falados em inglês.

Com agências internacionais

Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página