Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2004 - 02h05

"O Senhor dos Anéis" leva 11 Oscar; Brasil perde disputa

Publicidade

da Folha Online

O longa-metragem brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, não ganhou nenhum dos quatro Oscar a que foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os prêmios foram entregues neste domingo no Teatro Kodak, em Los Angeles (EUA).

"Cidade de Deus" foi derrotado por "Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo" na categoria Fotografia e por "Senhor dos Anéis" em Direção, Roteiro Adaptado e Montagem.

O longa-metragem "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei", de Peter Jackson, foi o grande vencedor da 76ª edição do Oscar, com onze prêmios. O filme venceu em todas as categorias a que foi indicado: Filme, Direção, Edição, Figurino, Direção de Arte, Maquiagem, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Efeitos Sonoros, Trilha Sonora, Música ("Into The West").

"Estou muito honrado de que a Academia tenha visto os hobbits e os elfos e esteja recompensando o gênero fantástico este ano", disse o diretor neozelandês, ao receber o prêmio de Melhor Filme.

"O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" teve uma das melhores performances no Oscar por ter vencido nas onze categorias a que foi indicado. "Titanic" foi indicado em 1997 em 14 categorias, mas venceu 11. "Ben-Hur" concorreu, em 1959, em 12 categorias e levou 11 estatuetas.

Os três filmes, baseados nos livros de J.R.R. Tolkien (1892-1973), faturaram até agora US$ 2,8 bilhões no mundo inteiro e tiveram duas entre as cinco maiores bilheterias da história.

Outros vencedores

"Sobre Meninos e Lobos", de Clint Eastwood, recebeu duas estatuetas pelas interpretações de Sean Penn (Melhor Ator) e Tim Robbins (Melhor Ator Coadjuvante).

"No filme, interpreto uma vítima de abuso sexual e violência. Se você é uma delas, eu digo que não há vergonha ou fraqueza em se procurar ajuda ou aconselhamento. É uma as coisas mais fortes que você poder fazer para deter o ciclo de violência", disse Robbins, ao receber o prêmio.

Também recebeu dois prêmios o filme "Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo", de Peter Weir. O longa ganhou nas categorias Edição de Som e Fotografia.

Charlize Theron levou o Oscar de Melhor Atriz por sua interpretação em "Monster" e Renée Zellweger ficou com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por "Cold Mountain", no qual vive Ruby.

O filme canadense "As Invasões Bárbaras", de Deny Arcands, premiado em Cannes pelo roteiro e a interpretação de Marie-Josée Croze, ficou com o Oscar de Filme Estrangeiro.

A cineasta Sofia Coppola, que concorria como Melhor Diretora, teve de se contentar apenas com o prêmio de Roteiro Original por "Encontros e Desencontros".

O brasileiro Carlos Saldanha, 35, que concorria com "Gone Nutty", na categoria Curta de Animação, perdeu para "Harvie Krumpet", de Adam Elliot.

Com agências internacionais

Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página