Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2004 - 04h26

Livro com trabalho de 12 fotógrafos contrapõe imagens de SP e do Rio

Publicidade

LUIZ CAVERSAN
da Folha de S.Paulo

Na eterna disputa entre Rio e São Paulo, em geral permeada de provincianismos, sempre houve um consenso: a beleza natural da terra dos cariocas não é páreo para o reduto dos paulistanos.

Colocar lado a lado imagens que retratassem as particularidades de cada uma delas seria, então, uma maneira de endossar a supremacia do Rio? Não é bem assim, e o livro "Rio/Sao - Doze Visões de Duas Cidades Maravilhosas" procura demonstrar isso.

"O primeiro impulso é mesmo querer comparar as duas cidades", diz o artista plástico Artur Lescher, editor do volume que reúne 260 fotografias de 11 artistas, seis de um lado, cinco do outro da ponte aérea, um deles trabalhando com as duas cidades.

"Mas o que acabou ocorrendo", diz Lescher, "foi o seguinte: partimos de trabalhos já conhecidos de alguns fotógrafos, encomendamos trabalhos inéditos de outros e procuramos estabelecer uma relação entre as cidades, mas sempre a partir do olhar de cada um deles. Ou seja, pudemos colher o pensamento que surgiu em cada um dos fotógrafos, o que emergiu de sua abordagem da cidade. Se há comparação possível, essa fica a cargo do espectador que se dispuser a ver as fotos".

Com ensaios curtos do jornalista Nirlando Beirão servindo de "amarração" entre os capítulos, o livro partiu da idéia de estabelecer duplas de fotógrafos, que apresentassem abordagens semelhantes de ambas as cidades. Assim, há por exemplo as personalidades cariocas retratadas por Antonio Guerreiro e os "abençoados paulistas" de Bob Wolfenson. Às paisagens cariocas eivadas de intervenções técnicas e cromáticas de Arthur Omar correspondem os jogos coloridos de luz e sombras de Claudio Elisabetsky de São Paulo, e assim por diante.

Do conteúdo é possível dizer ainda que há desde a perspectiva documental, quando se captam detalhes antropológicos junto à praia de Copacabana ou nas ruas do Bexiga, até o puro exercício estético, tendo como motivo a sombra da noite no mar calmo carioca ou a luz azulada do paredão de prédios do skyline paulistano.

RIO/SAO - DOZE VISÕES DE DUAS CIDADES MARAVILHOSAS. Livro com fotos de Bob Wolfenson, Claudio Elisabetsky, Eduardo Muylaert, Emidio Luisi, Tuca Reinés, Antonio Guerreiro, Arthur Omar, Miguel Rio Branco, Milton Montenegro, Pedro Lobo, Severino Silva. Textos de Nirlando Beirão. Editora: Formarte. Quanto: R$ 80 (260 páginas).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página