Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/04/2004 - 21h20

"O Prisioneiro da Grade de Ferro" concorre a prêmio em Buenos Aires

Publicidade

da France Presse, em Buenos Aires

O documentário "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento, concorre ao prêmio da Seção Oficial Competitiva Direitos Humanos do 6º Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bacifi).

Filmado pelos próprios detentos um ano antes da desativação da Casa de Detenção do Carandiru, o maior presídio da América Latina, em setembro de 2002, o documentário foi o grande vencedor em 2003 da mostra "É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários", ganhou o prêmio de Melhor Documentário do Festival de Gramado e o Prêmio Especial do Júri do Festival do Rio.

Inaugurado na noite de quarta-feira com a apresentação de dois filmes argentinos, o longa-metragem "Los Guantes Mágicos", de Martín Rejtman, e o premiado curta "El Hombre sin Cabeza", de Juan Solanas, o festival contará com várias retrospectivas dedicadas a grandes diretores do mundo, entre as quais uma de filmes do cineasta brasileiro Glauber Rocha, um dos expoentes do Cinema Novo.

Cerca de quinhentas pessoas se reuniram no Pátio del Zorzal do centro comercial Abasto, sede principal da mostra, para a abertura do festival, que anualmente atrai cerca de cem mil espectadores.

"Este é um dos festivais culturais mais importantes, não só da cidade, não só do nosso país, mas de toda a América Latina", disse o secretário da Cultura de Buenos Aires, Gustavo López, ao oficializar a inauguração do festival, que se estenderá até 25 de abril.

A Seção Oficial, na qual concorrem 16 filmes, entre os quais o português "Antes que o Tempo Mude", de Luis Fonseca, começará hoje e se encerrará no próximo dia 24, com o anúncio pelo júri dos vencedores aos prêmios especial, de melhor filme, melhor diretor, melhor ator e melhor atriz.

Os jurados da seção oficial são o cineasta brasileiro José Padilha, o alemão Wieland Speck, o argentino Manuel Antín, a chilena Valeria Sarmiento, o francês Frédéric Bonnaud, o italiano Roberto Turigliato e a americana Sara Driver.

Os outros concorrentes da seção oficial são: "All Tomorrow's Parties", de Lik-wai Yu (China), "15" (Fifteen), de Royston Tan (Cingapura), "Invisible Light", de Gina Kim, e "Save the Green Planet!", de Jun-hwan Jeong (Coréia do Sul), "Changes", de Lukasz Barczyk (Polônia), "Las Horas del Día", de Jaime Rosales (Espanha), "Struggle", de Ruth Mader (Áustria), "The Last Train", de Alexei German Jr. (Rússia), "The Story of the Weeping Camel", de Byambasuren Davaa e Luigi Falorni (Alemanha), "Le Monde Vivant", de Eugène Green, e "Mister V", de Emilie Deleuze (França), "Levelland", de Clark Walker (Estados Unidos), "Días de Santiago", de Josué Méndez (Peru), e "Parapalos", de Ana Poliak, e "Whisky Romeo Zulu", de Enrique Piñeyro (Argentina).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página