Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2004 - 06h20

Oitava edição do Troféu Santa Clara "consagra" nomes e programas

Publicidade

da Folha Online

A oitava edição do Troféu Santa Clara recebeu 656.218 votos em sete dias votação. Pelo quarto ano consecutivo, os internautas escolheram os piores programas da televisão brasileira na temporada 2003/2004. Esta edição trouxe 15 categorias.

Criado pela Folha em 1997 para fazer uma crítica bem-humorada à baixa qualidade da programação da televisão aberta brasileira, o Santa Clara é um prêmio simbólico que conta também com os votos de um corpo de jurados.

A disputa já criou nomes e atrações imbatíveis. Um deles é o apresentador da Rede TV! João Kléber. Pela terceira vez ele venceu o Troféu Santa Clara na categoria pior apresentador. Como nas edições passadas, Kléber ficou na frente dos demais indicados com uma grande diferença. Recebeu 39% dos 51.411 votos computados. O segundo colocado foi Fausto Silva ("Domingão do Faustão"), com 13% dos votos.

Seu programa "Eu Vi na TV" também foi eleito com folga. Ganhou o prêmio de pior programa da televisão brasileira, com 16.361 votos. Em segundo lugar, veio "Domingo Legal" (SBT), com 4.540 votos; em terceiro, "Domingão do Faustão" (4.241), da Globo.

O locutor Galvão Bueno, da Globo, é uma unanimidade no Santa Clara. Pela quarta vez consecutiva foi escolhido pelos internautas como pior locutor, com 62% dos votos (24.832). Ganhou disparado do segundo colocado, Nivaldo Pietro (Record), que teve 4.639. Considerando-se a opinião dos jurados do prêmio, Galvão Bueno é campeão pela oitava vez.

O apresentador do programa "A Noite É uma Criança" (Band), Otávio Mesquita, aparece pelo terceiro ano, na seqüência, como o pior entrevistador (11.717 votos). Ramy Moscovic, da Gazeta, ficou em segundo lugar (6.571).

Márcia Goldschmidt, de "Jogo da Vida" (Band), é bicampeã na categoria pior apresentadora, com 7.932 votos. Por uma pequena diferença de votos, a apresentadora superou Luciana Gimenez, do "Superpop" (Rede TV!), com 6.422 votos. Procurada pela Folha, Goldschmidt não comentou o prêmio. Segundo a assessoria de imprensa da Band, ela perguntou: "O que é Santa Clara?".

Este ano, "Zorra Total", da Globo, venceu com 9.782 votos, deixando na segunda posição "Turma do Didi" (9.230) --campeão de 2003.

Já o prêmio de pior mesa redonda ficou com "Terceiro Tempo" (Record), sob o comando de Milton Neves, com 32% das intenções. O programa recebeu 11.330 votos, dos 35.273 que foram dados pelo público. "Bola na Rede", da Rede TV!, garantiu a segunda posição, com 23% dos votos.

O programa infantil de Xuxa Meneghel, "Xuxa no Mundo da Imaginação", conseguiu o bicampeonato com 17.597 votos, deixando para trás "Cavaleiros do Zodíaco" (9.455), da Band. "Bom Dia & Cia", do SBT, recebeu 6.133 votos (16%).

"Metamorphoses", da Record, foi eleita pelos internautas a pior novela --categoria com maior número de votos (57.290).

A enquete do Santa Clara não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de usuários da Folha Online.

Padroeira

Santa Clara foi declarada "padroeira da TV", em 1958, pelo papa Pio 12. Clara Favarone nasceu em Assis, na Itália, em 1193. No Natal de 1252, Clara teria tido a visão da Missa do Galo, à qual não compareceu por estar doente. Como se tivesse uma TV, ela viu e ouviu o sermão com riqueza de detalhes, relatando depois a missa.

Voto popular

- Pior novela
- Pior ator
- Pior atriz
- Pior apresentador
- Pior apresentadora
- Pior programa humorístico
- Pior entrevistador (a)
- Pior mesa redonda
- Pior locutor
- Pior programa jornalístico
- Pior programa infantil
- Pior programa de variedades/fofoca
- Pior programa de domingo
- Pior programa da televisão brasileira
- Maior fiasco da televisão brasileira

Voto do júri

- Daniel Castro
- Fabíola Reipert
- Kike Martins da Costa
- Ricardo Feltrin
- Sérgio Dávila

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Troféu Santa Clara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página