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15/08/2004 - 08h40

Segmentação em filmes é a tendência na TV paga

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da Folha de S.Paulo

Segmentação dentro de canais de filmes tem se mostrado a principal tendência da TV por assinatura brasileira. Na última semana, durante a feira de televisão paga ABTA 2004, realizada em São Paulo, foram lançados quatro novos canais, todos com características de programação muito definidas para diferentes públicos.

Um deles, o TCM Classic Hollywood, é a novidade da Turner International para o Brasil no segundo semestre. Voltado para adultos com mais de 35 anos, o canal não terá intervalos comerciais, e as transmissões serão feitas por 24 horas.

No TCM, serão transmitidos cerca de cinco filmes por dia de um acervo de 3.000 títulos produzidos entre as décadas de 1930 e 1970, além de séries de TV como "Jeannie é um Gênio", "Os Três Patetas" e "A Noviça Voadora".

Segundo a assessoria de imprensa da Turner, o canal deve estrear em 1º de setembro, mas nenhum contrato foi fechado ainda com operadoras de TV a cabo.

A novidade da Rede Telecine ficou por conta do canal Telecine Pipoca, que em 1º de outubro substituirá o Telecine Happy. O Pipoca exibirá uma seleção de lançamentos, filmes de ação, comédias e dramas exibidos no Telecine Premium, Action e Emotion em versão dublada, 24 horas depois da exibição nos canais.

Na manhã, o Pipoca terá programação voltada para crianças.
Segundo o diretor geral da rede, João Mesquita, a idéia do novo canal partiu de solicitações dos assinantes e do sucesso das versões dubladas do Telecine Happy.

Com a extinção do Telecine Happy, as comédias passarão a ser exibidas no Telecine Emotion.

Também como substituto de um canal já existente, o Universal Channel estréia no dia 1º de setembro no lugar do USA, ainda com um perfil bastante próximo do antecessor.

O Universal entra no mercado com três novas séries de investigação --seu carro chefe-- e com um pacote de cem filmes voltados para os públicos adolescente, jovem e adulto.

De acordo com o gerente geral do Universal Channel no Brasil, o lançamento do canal fecha um ciclo de recuperação do USA iniciado há dois anos, quando o acervo de filmes foi ampliado, e as séries de investigação passaram a ocupar a maior parte da grade.

O último dos lançamentos fica por conta da Fox, que apresentou o FX, canal voltado para o público masculino com idades de 18 a 49 anos, "pensado a partir do homem brasileiro", como explicou o vice-presidente sênior da empresa, Hernán Lópes.

O FX, que tem como slogan "o que o homem vê", deve entrar no ar em janeiro de 2005. Como principais atrações, o canal apresenta filmes e séries de ação, séries de humor, esportes radicais e programas eróticos.

Lópes informou que US$ 5 milhões devem ser gastos até o final de 2006, quando a Fox espera o início dos lucros do canal. Disse ainda que já apresentou o projeto para "várias operadoras", mas o preço ainda não foi discutido.

Ancine

Na parte de programação, dois canais pagos apresentaram novidades nacionais também voltadas para um público específico, produzidas com recursos da Ancine (Agência Nacional do Cinema).

"Os Pescoçudos", "Geraldinho" e "Overman" fazem parte das novidades. Eles entraram no pacote infantil "Cartum Netiuorque", do Cartoon Network, que a partir de outubro vai veicular 21 vinhetas dos personagens de Caco Galhardo, Glauco e Laerte. Cada vinheta tem duração de 40 a 50 segundos.

Para a realização das historinhas foram gastos R$ 600 mil provenientes do Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica).

Com verba mais alta --R$ 2 milhões-- e aspirações maiores --de comercialização nos Estados Unidos e Europa--, a DirecTV anunciou uma série musical voltada para as classes A e B.

Batizado de "7 x Bossa Nova", o especial, filmado em 16mm, é dividido em sete episódios, sendo seis programas autorais, com duração de 70 minutos, com shows e entrevistas, e um último com uma seleção no estilo "melhores momentos".

Os capítulos serão conduzidos por Nelson Motta, que entrevistará Johnny Alf, João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle e Celso Fonseca.

A primeira gravação será realizada em outubro, e o primeiro episódio da série será lançado em dezembro no Canal 605. Segundo o diretor de programação Jorge Brandão há uma intenção de que sejam produzidos CDs e DVDs a partir dos episódios.

Também com verba da Ancine --cerca de R$ 1,5 milhão--, a DirecTV deve produzir cinco programas da marca Som Direto neste ano, com artistas nacionais consagrados tocando jazz, blues e música instrumental. Entre os nomes já definidos estão Joyce, Wagner Tiso e Toninho Horta.

A empresa anunciou ainda uma série de 12 shows realizados em parceria com a gravadora independente Trama, o "Trama-605". Os nomes já selecionados são Cesar Camargo Mariano e Pedro Camargo, Claudio Zoli, Nação Zumbi, Tom Zé, Ed Motta, Wilson Simoninha, Max de Castro, Jair de Oliveira, Otto e Fernanda Porto. A veiculação dos shows começa em agosto.

Brasileiros

O E! Entertainment Television anunciou três novos programas, sendo duas produções nacionais --"Galãs Brasileiros", nova edição da série "Segredos de Novelas", que conta a história de sete galãs da atualidade; e "Garotas da Capa", com trajetórias de playmates do país-- e uma norte-americana, cujo protagonista é um cirurgião plástico brasileiro, "Dr. 90210". A série, que estréia em 3 de outubro, vai pelo lado oposto dos reality shows que mostram plásticas e os bons resultados em pacientes. Aqui o foco é o médico.

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