Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2004 - 03h10

Infarto mata o ator Christopher Reeve

Publicidade

da France Presse, em Washington

O ator norte-americano Christopher Reeve, que ficou famoso interpretando o herói das histórias em quadrinhos Super-Homem em quatro adaptações para o cinema, morreu ontem nos Estados Unidos devido a um ataque cardíaco aos 52 anos de idade, informou seu porta-voz Wesley Combs.

22.out-2003/Reuters
O ator Christopher Reeve, 52, que morreu ontem nos EUA
O ator Christopher Reeve, 52, que morreu ontem nos EUA
Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo, morreu às 17h30 (18h30 de Brasília) no Hospital Northern Westchester de Nova York, depois de ter entrado em coma no sábado quando sofreu um infarto do miocárdio em casa enquanto era atendido por causa de uma ferida, comum a pessoas paraplégicas.

"A ferida estava gravemente infectada. Reeve entrou no Hospital Northern Westchester no sábado e não voltou a recuperar a consciência. Sua família esteve a seu lado no momento de sua morte", informou o porta-voz.

Reeve ficou conhecido mundialmente ao interpretar o Super-Homem no filme homônimo lançado em 1978, dirigido por Richard Donner. O ator voltou a interpretar o "Homem de Aço" em outras três produções. Outra produção de grande sucesso em que participou foi "Em Algum Lugar do Passado" (1980).

Após o acidente que o deixou sem movimentos do pescoço para baixo, o ator se engajou na luta pelo uso das células-tronco no tratamento de doenças.

Uma das últimas participações de Reeve como ator foi no seriado "Smallville", que conta as aventuras do adolescente Clark Kent antes de se tornar o Super-Homem.

Apoio

Dana Reeve, mulher do ator, agradeceu às enfermeiras e aos milhões de fãs em todo mundo que apoiaram seu marido durante os vários anos em que esteve impossibilitado de andar.

A mulher e a família do astro, porém, não mencionaram ainda datas ou local para o seu funeral.

Reeve ficou tetraplégico ao sofrer uma dupla fratura da vértebra cervical e outros danos na coluna dorsal ao cair de um cavalo em uma competição no Estado da Virginia (Estados Unidos) em 1995.

Casado e pai de três filhos --um do casamento com Dana e dois de uma união anterior--, Reeve passou a respirar com o auxílio de máquinas após o acidente.

O problema não parou o ator, que passou a ser uma referência para as pessoas com danos na coluna cervical e um ativo defensor das pesquisas sobre doenças que afetam o sistema nervoso central e o cérebro.

Mesmo sem muitos movimentos, o astro se engajou na luta pelo uso das células-tronco no tratamento de doenças e lesões.

Reeve fundou e dirigiu sua própria organização de caridade para buscar uma cura ou paliativos para estes tipos de problemas.

Leia mais
  • Veja a relação dos principais filmes do ator Christopher Reeve

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ator Christopher Reeve
  • Veja galeria de imagens do ator Christopher Reeve
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página