Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2004 - 14h31

Morre no Rio, aos 80 anos, o escritor Fernando Sabino

Publicidade

da Folha Online

O escritor mineiro Fernando Sabino, 80, morreu às 13h de hoje em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado. Sabino completaria amanhã 81 anos.

De acordo com Mariana, filha do escritor, Sabino tinha câncer havia cerca de dois anos e estava recebendo assistência médica em sua própria casa. Sedado havia cinco dias, o escritor sofreu metástase (disseminação de focos de câncer para outros órgãos) dois meses atrás.

O corpo do escritor será velado, a partir das 17h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul do Rio). O enterro acontece amanhã, às 11h, no mesmo cemitério.

Divulgação
O escritor Fernando Sabino
Fernando Sabino foi internado em setembro na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, para realizar exames e se reidratar.

Autor de livros como "O Encontro Marcado", "O Grande Mentecapto" e "O Homem Nu", Fernando Tavares Sabino nasceu em Belo Horizonte (MG) em 12 de outubro de 1923.

Aos 17 anos, ao decidir ser gramático, escreveu um artigo de crítica sobre o dicionário de Laudelino Freire no jornal "Mensagem", e publicou também artigos literários em "O Diário", junto de Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos.

No início da década de 1940, começou a cursar a Faculdade de Direito e ingressou no jornalismo como redator da "Folha de Minas". Seu primeiro livro de contos, "Os Grilos não Cantam Mais", foi publicado em 1941, no Rio.

Em junho deste ano, o escritor lançou um romance que deixara inédito por quase 60 anos: "Os Movimentos Simulados". De acordo com entrevista divulgada pela editora Record, Sabino disse ter relido o livro "afogado em perdidas emoções" e resolveu "publicá-lo tal e qual, sem tirar nem pôr".

Com informações de Janaina Lage, da Folha Online, no Rio

Leia mais
  • Fernando Sabino teve vasta produção na literatura e no jornalismo
  • Veja lista com os principais livros do escritor Fernando Sabino
  • Escritor Fernando Sabino será enterrado amanhã, às 11h, no Rio

    Especial
  • Veja fotos do escritor Fernando Sabino
  • Leia o que já foi publicado sobre o escritor Fernando Sabino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página