Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2004 - 10h50

Lula pede apoio de artistas para criação da Ancinav

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav) ontem, no Palácio do Planalto, durante cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural de 2004 a instituições e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Lula pediu o apoio dos artistas e dirigentes de entidades que receberam a premiação para a criação da Ancinav. "Isso vai exigir de vocês dedicação e capacidade de persuasão. Vai exigir de vocês, que fazem parte da cultura desse país, um trabalho imenso nesse debate", ressaltou o presidente, defendendo que as mudanças são necessárias para que o país possa se "adequar aos novos tempos".

Ele afirmou ainda que o projeto está enfrentando dificuldades porque mexe com mudança de hábitos e costumes. "É um projeto cultural para uma nação que já tem 500 anos, e quem sabe um projeto que possa durar mais 500 anos", disse.

Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o projeto da agência deve ir ao Congresso até dezembro.

"Não queremos fazer uma lei para tirar nada de ninguém. Queremos é garantir direitos a outros que não têm direitos. Aumentar o número de pessoas que possam participar das atividades culturais no país e, mesmo assim, enfrentamos uma adversidade muito grande", declarou o presidente.

A Ancinav substitui a Ancine (Agência Nacional do Cinema), criada por medida provisória em 2001, e acresce às suas competências a regulação de setores como TV e telefonia celular (transmissora de conteúdo audiovisual).

Lula e Gil entregaram a Ordem do Mérito Cultural a 30 personalidades --entre intelectuais, produtores e artistas de vários segmentos-- e dez instituições que desenvolveram trabalhos de inclusão social, arte-educação e atendimento a crianças e adolescentes.

Entre eles estavam o ex-jogador de futebol Pelé, o cartunista Mauricio de Souza, o ator Paulo José, a atriz Odete Lara e o cantor e compositor João Donato.

Com Folha de S.Paulo e Agência Brasil

Leia mais
  • Brasil vai exportar produtos culturais para reforçar imagem
  • Governo usará cinema para promover imagem do Brasil no exterior

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Ancinav
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página