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11/11/2004 - 16h35

Nova marca populariza alta-costura de Lagerfeld

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da France Presse, em Estocolmo

Depois de meses de espera, os fãs do estilista Karl Lagerfeld poderão, a partir desta sexta-feira (12), comprar roupas de uma coleção especialmente desenhada por ele para a rede de varejo Hennes and Mauritz (H and M). As peças, que chegam amanhã a cerca de 1.500 lojas espalhadas por 20 países, vão lançar a linha "Karl Lagerfeld for H and M".

Lagerfeld, a força criativa por trás da Chanel, da Fendi e da Lagerfeld Gallery, é o primeiro estilista do primeiro time a lançar uma coleção para uma rede de varejo de baixo custo.

Esta "moderna, elegante e lisonjeira" coleção para homens e mulheres é composta de cerca de 30 peças para o dia e para a noite, uma água de colônia chamada "Liquid Karl" e acessórios como óculos de sol, cintos, luvas, bolsas e jóias.

"Meu conceito de prêt-à-porter hoje em qualquer nível é que tem que ser tão bom quanto a marca mais cara. O design é muito importante e não é mais uma questão de preço. A H and M tornou o barato desejável", disse Lagerfeld em comunicado.

No evento de lançamento da coleção, em setembro passado, em Paris, Lagerfeld, que já tinha deixado o glamour da alta-costura para produzir meias para a Wolford e jeans para a Diesel, disse ter levado muito a sério sua coleção para a H and M.

"Trabalhei nesta coleção com a mesma intensidade que trabalho para a Chanel", disse, afirmando que a "moda é versátil e eu também o sou".

O estilista alemão, que aparece ao lado da top model Erin Wasson em outdoors promovendo a coleção, criou uma linha de, entre outras coisas, "peças meticulosamente cortadas de fina lã, casacos clássicos de corte alongado, saias engomadas de algodão... belíssimos vestidos de chiffon ou organza... lingerie de seda ou chiffon com passamanaria e jeans com duas lavagens perfeitamente cortados', segundo declaração da H and M.

Enquanto esta riqueza de detalhes das roupas foi prontamente divulgada, todos os detalhes financeiros que cercam a coleção são mantidos a sete chaves, inclusive seu orçamento, o cachê de Lagerfeld (astronômico, segundo a imprensa sueca) e suas metas de vendas.

As vitrines com a coleção também foram cobertas com lençóis brancos, que serão mantidos até as 8h desta sexta-feira (5h de Brasília), informou o porta-voz da H and M, Haacan Andersson.

Fundada em 1947 pelo sueco Erling Persson, nas últimas duas décadas a H and M se transformou de pequena varejista escandinava em uma das maiores redes mundiais de vestuário.

A rede já lançou mão de modelos e atores famosos para promover suas roupas, com grandes outdoors exibindo Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Naomi Campbell e Johnny Depp.

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