Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 16h53

Jefferson Kulig segue sua moda inovando nas formas

Publicidade

da Folha Online

A coleção de inverno de Jefferson Kulig, apresentada hoje na São Paulo Fashion Week, ampliou o significado da palavra moda e uniu arte, corpo e tecnologia. Como nas edições anteriores, o estilista buscou novas formas e matérias para compor suas peças.

Com uma linguagem estética inovadora, Kulig usou o corpo das modelos para conectar próteses acrílicas, semelhantes a coletes ortopédicos. O objetivo, segundo ele, foi mostrar um corpo possuidor de novas formas, que pode ser "contaminado pelo técnico-científico".

"A importância da moda não está só em desenhar roupas para abrigar um corpo, mas em desenhar a superfície de um novo corpo", descreve Kulig. Ele chega até a falar em biomecânica, a qual, no futuro, poderá potencializar os mecanismos físicos do homem.

Entre as criações propostas para o desfile, apareceram peças com estampas de células, que foram parafinadas. Em outras, a gravação a laser dava um aspecto de sombra contornada e vazada, marcando a forma da estampa como se fosse uma renda.

O mesmo processo de corte foi usado na elaboração da "sabota", sapato usados pelas modelos criado com referência em produtos ortopédicos e anatômicos.

Na passarela foram vistas ainda peças trançadas em filme holográfico. Aplicados à luz, eles proporcionaram a sensação de mudança de cor.

Mas não só de arte foi composto o desfile de Kulig. No início, terninhos em preto e marrom (com calças, saias e bermudas), de corte assimétrico e acinturado, poderiam muito bem ser usados no dia-a-dia. No guarda-roupa masculino, destaque para as calças retas, ternos e tecidos como o tweed.

Quanto aos tecidos, Kulig usou lã, gazar e organza. O objetivo foi criar peças com volumes, que foram intercalados em camadas em alguns vestidos.

Na cartela de cores, predominaram o branco, bege, cru, marrom, alumínio, creme e grafite.

Leia mais
  • Cicarelli é a musa do dia na São Paulo Fashion Week
  • Após apagões, geradores da SP Fashion Week são consertados
  • Com ingressos à venda, excluídos invadem a SP Fashion Week
  • Música de Bach embala desfile romântico de Isabela Capeto

    Especial
  • Leia mais notícias no especial São Paulo Fashion Week 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página