Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2005 - 09h07

União de Ronaldo e Cicarelli dá recordes de audiência na TV e na internet

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A mídia eletrônica gastou pouco, mas teve um alto retorno com o casamento do jogador Ronaldo, 28, e da modelo Daniella, 26, na última segunda-feira em um castelo nos arredores de Paris.

A cerimônia, apesar de fechada para a imprensa, rendeu até quatro horas de assunto nas TVs e recordes de audiência para os sites de celebridades. O principal combustível do fenômeno foi a notícia de que a noiva expulsara da festa a modelo Caroline Bittencourt, que virou celebridade instantânea.

A Record declara ter dedicado quatro horas de sua programação ao tema, a maior parte desse tempo com debates e até uma sátira no "Show do Tom". Mas não mandou um jornalista à França.

"Pegamos as informações [de sites e jornais] e de informantes que estavam lá e entrevistamos especialistas, como um professor de etiqueta", diz Sonia Abrão, apresentadora do "Sonia e Você".
Até a Globo apelou ao expediente. Usou o "gancho" do suposto ciúme doentio de Daniella para uma longa conversa sobre temperamento feminino no matinal "Mais Você".

Somados o "debate" mais a cobertura em seus telejornais, a Globo gastou quase 45 minutos com o "casamento do ano". A emissora destacou seu correspondente em Paris, que entrou no castelo horas antes da cerimônia.

A Band mobilizou seu correspondente em Paris e o de Madri e também entrou no castelo. A emissora abordou o assunto nos telejornais e em programas. Foram, no total, 70 minutos de Daniella e Ronaldo, que atingiram picos de seis pontos, quase o triplo de sua audiência média diária.

A Rede TV!, a mais "pobre" das redes, foi a que mais enviou profissionais para Paris: os humoristas Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, do "Pânico", um câmera e um produtor. Ficou duas horas e meia no ar com o assunto, que chegou a lhe dobrar a audiência.

Mas foi uma "aventura de mochileiro", na expressão de Scarpa. A hospedagem foi em albergue, e a verba para a equipe passar dois dias em Paris era de apenas 1.000 euros (cerca de R$ 3.370).

"Só no primeiro táxi gastamos 400" euros, conta Scarpa. "Mas o pior foi que o casamento em si não rendeu, porque as pessoas não falavam com a gente. Tivemos que fazer zoeira na torre Eiffel para completar", diz Scarpa.

Sites de celebridades como "Babado" e "Glamurama", do IG, e "Dirce", da Globo.com, também não enviaram repórteres à festa. Seus editores dizem que bateram recordes de audiência e produziram até 60 notas do Brasil.
A reportagem sobre a expulsão de Caroline Bittencourt, produzida pelo enviado especial da Folha, foi a mais lida no site da Folha Online durante 14 horas.

Do outro lado dos holofotes

Em apenas dois dias, o cachê para desfiles da modelo saltou "de cerca de R$ 1.000 para R$ 20 mil", de acordo com o diretor da agência Mega, Eli Hadid. Segundo ele, clientes ligaram perguntando sobre a modelo e se os R$ 15 mil que cobrava para estrelar campanhas publicitárias subirão nos próximos contratos.

"A curto prazo, a Caroline vai ser a mulher do momento", avalia Vanessa Baroni, consultora de imagem e etiqueta. "Mesmo que tivesse dado motivos para isso acontecer, a Caroline só ganhou: ela foi 'a expulsa' da festa."
Para Washington Olivetto, da agência W/Brasil, que cuida da campanha da marca Reebok com Cicarelli, seu cliente não foi prejudicado. "Essa história da briga vai se diluir em cinco ou seis dias. A Reebok tem um target jovem, que não se influencia com isso."

Olivetto afirma que a campanha da marca de tênis foi pensada estrategicamente para coincidir com a época do casamento.

Após o anúncio da união com Ronaldo, Cicarelli foi contratada, com o cachê engordado, pela Ellus e pela operadora de telefonia móvel Tim, da qual o marido já era garoto-propaganda. Na MTV, seu novo contrato também prevê aumento de salário. Ela já tem data para gravar e para estrear, mas ainda não assinou o documento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento de Ronaldo e Cicarelli
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página